Domingo Há Teatro Para Crianças

Temporada Março Veto Teatro Oficina

9, 16, 23, 30 de Março

Dia 9 de Março | domingo
16H00 – “CABINET PORTATIL 1799”
Casa da Balança
Évora
Como se definiu o instrumento de medida: metro?
…e quem o fez? …e Quando?
…e uma mala de curiosidades? …sabe o que é?
Quando Pierre Méchain e Jean Delambre, dois ilustres sábios geodésicos, membros da Academia de Ciências de Paris partiram para a difícil missão de medição do meridiano, (1792 e 1799) a comunidade científica estava longe de compreender o alcance desta aventura.
Em França vivia-se o difícil tempo da revolução francesa e essa circunstancia também não ajudava nada.
Na verdade, esta aventura veio a marcar profundamente a vida do homem à escala universal, pois foi a partir daqui que se definiu o metro e o sistema métrico decimal.
Depois, abre-se uma mala de viagem, que pertenceu à famosa colecionadora parisiense Madame Paulline Pelletier, com materiais históricos surpreendentes deste período que marca o nascimento da época contemporânea.
O Cabinet Portátil 1799 é a proposta que a Casa da Balança, núcleo museológico municipal de Évora nos traz para este domingo e vai ao encontro do público com uma curta-metragem onde os dois sábios contam as suas aventuras. Depois é o sortilégio da mala e das suas curiosidades.

Dia 16 de Março | domingo
16H00 – “AS MINHAS MAIS MARIONETAS”
TRULE
– Investigação de Formas Animadas – Évora
O espetáculo “As minhas MAIS… Marionetas” é um espetáculo de pura poesia visual em que os bonecos, tocados por graça infinita e pelos dedos mágicos do bonequeiro, nos mostram pedaços de vida em histórias de sonhar e encantar.
O bonequeiro Manuel Dias é um dos mais reputados artistas do mundo deste género de arte.
Construção e conceção do espetáculo: Manuel Costa Dias; Manipulador: Manuel Costa Dias; Régie: Gertrudes Pastor;
Fantoches [Duração 50’ | Classif. Para todos]

Dia 23 de Março | domingo
16H00 – “A PRINCESA ZHIA”
ERA UMA VEZ
Évora
Quando o músico Guesti e o seu Urso chegaram ao palácio do Rei Largo para abrilhantar a festa de aniversário da Princesa Ziah não imaginavam as aventuras em que se iriam meter.
Mas a história só termina depois de Guesti e o Crocodilo Azul prepararem uma boa armadilha ao Rei Crachus que fez chorar de riso o Corvo Poli e o Urso Sera.
Texto – José Carlos Alegria; Bonecos – Vasco Fernando; Manipulação – José Carlos Alegria e Carlos Miguel Meira Alegria (ou Ana Margarida Meira Alegria)
Fantoches [Duração 50’ | Classif. Para todos]

Dia 30 de Março | domingo
16H00 – “BRANQUINHO, PANTUFA E CABEÇA DE NABO”
Veto Teatro Oficina
Os quatro amigos marcaram encontro no Círculo, para mais uma tarde de grandes aventuras. O Branquinho, como sempre todo mandão, vai tentar pôr tudo nos eixos, mas ninguém acredita que os três amigos, face à irreverência do Pantufa se deixem comandar e, como sempre, vai tudo terminar numa grande confusão. Mas se querem saber o que vai acontecer, o melhor é ir até ao Círculo ver este espetáculo do Veto.
Palhaços [Duração: 60’ | Classif. Para Todos]

INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

Similar Posts