
ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA
78 ANOS A CANTAR O RIBATEJO
1946 / 2024
A Orquestra Típica Scalabitana formou-se em 1946, mas foi em Março de 1947 que se integrou no Orfeão Scalabitano, como uma das suas secções. O maestro António Gavino, jovem músico amador e autodidata, de 23 anos de idade, portador de um filão criador inexplorado até então, foi o seu fundador.
Criador da famosa “Marcha Ribatejana”, António Gavino imprimiu à orquestra o seu cunho pessoal, a filosofia de um estilo, tendo conseguido a continuidade da música popular e regional do Ribatejo. Em 1996, a Câmara Municipal de Santarém atribui-lhe a Medalha de Ouro da Cidade, no seu 50.º aniversário.
Hoje, a Orquestra Típica Scalabitana é constituída por orquestra e coro misto; tem cerca de quarenta elementos, com idades compreendidas entre os 12 e os 65 anos. Os elementos da orquestra estão distribuídos pelos seguintes instrumentos: bandolins (6), flautas (2), flautim (1), acordeões (2), violas (3), violões (2), e bateria (1). Todos se apresentam em público com trajes típicos do Ribatejo desde 1948.
Realizou concertos em todo o território português, incluindo a Região Autónoma da Madeira e, internacionalmente, actuou em diversos festivais de música em Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Macau.
Em 1997/98, iniciou uma actividade didáctica com ateliers de Bandolim, Viola e Coro Infantil, com o objectivo de facilitar o acesso aos instrumentos e o gosto pelo canto, numa tentativa de garantir a continuidade da Orquestra.
MAESTROS
- 1946 / 1952
- 1953 / 1957
- 1958 / 1965
- 1966
- 1967 / 1974
- 1975
- 1976 / 1997
- 1998 / 2009
- 2009 / 2016
- 2017
- ANTÓNIO GAVINO
- CASIMIRO SILVA
- JOAQUIM LUÍS GOMES
- DAVID COSTA E SILVA
- CASIMIRO SILVA
- VICTOR BONJOUR
- ANTÓNIO GAVINO
- JORGE COSTA PINTO
- JOÃO PINOTE
- ABÍLIO FIGUEIREDO

DISCOGRAFIA
dir. Joaquim Luís Gomes
coral e orquestra típica ribatejana
TEMAS
CÍRIO DA ATALAIA – Quadro Rústico
Joaquim Luís Gomes – Maria Nelson
LEZÍRIA – Fandango
Joaquim Luís Gomes – Jerónimo Bragança
RONDA RIBATEJANA
Joaquim Luís Gomes – António de Sousa Freitas
1958
1964

dir. Joaquim Luís Gomes
RIBATEJO
TEMAS
Vindimas, Zé dos Figos, Pampilho ao Alto, Trovas da nossa Terra, Círio da Atalaia, Lezíria, Ronda Ribatejana, Manel da Eira, Fandango, Montanheira, Desgarrada do Vale de Santarém.
dir. Casimiro Silva
VARA LARGA
TEMAS
Ribatejo, Salgueiros do Tejo, Faisão, Não saltes o muro, Talvez, Quem Canta seu mal Espanta, Vara Larga, Chula, Menina, Cata-vento, Não me lembres esta moda, Romarias.
1973

1982

dir. António Gavino
DO LADO DE CÁ DO TEJO
TEMAS
Do lado de cá do Tejo Rio Abaixo, Será Não será Sabes lá, Olha o Velho, Que bem que lhe vai, Marcha Ribatejana, Canção das Ceifeiras, Rio Abaixo, Amor às avessas, Sabes Amigo, O Combóio da Beira Baixa, Eu fico sempre no cais, Fandango da Golegã.
dir. António Gavino
BORDA D’ÁGUA
TEMAS
Borda d’Água, Meia noite o sol é posto, Carreirinhas, Declaro-me livre, Vira dos Malmequeres, Parabéns Cidade, Ribatejano Moda a dois passos, Dia de S. Martinho,Vira da Rapioca, Espalho o meu coração por essas ruas, Abegão de folga.
1985

1991

dir. António Gavino
QUANDO HAVIA MILHO REI
TEMAS
Quando havia Milho Rei, Galopa Galopa, Barcaça Perdida, Canto Ribatejano, Vira Picado, Amor Tresmalhado, Lezíria Verde, Meditei, Santarém do Ribatejo, Canto da Lezíria e do Bairro, Vira da Tapada, Eu te canto Ribatejo.
dir. António Gavino
45 ANOS DEPOIS
TEMAS
Baile da Adiafa, Seca-Adegas, Vira de seis, O Ribatejo é Solteiro, Conversa Fiada, Forcados de Santarém, Derriço de Campino, Pisa com jeito, Éh Nazaré, Eu pedi-te um beijo, Melancolia, Os três Santos Populares.
1991

1994

dir. António Gavino
MARCHA RIBATEJANA
TEMAS
Marcha Ribatejana, Beijei Olaias em Flor, Nascer aqui, Concertinas no Adro, Dizem p’raí Padeirinha, Dança na Eira, Casamento na Aldeia, Arriba Tejo, Dias das Bateiras -Meu sal, Meu sol-, Os Olhos da Marianitao.
dir. Jorge Costa Pinto
FANDANGANDO
TEMAS
Esboço de Faena, Fadangando, Senhora do Livramento, Vira Ribatejano, Roseira Brava, Alecrim, Levei o Fado à Feira, Chaminés Algarvias, Recordações, Vira do Minho, Seca-Adegas, Pampilho ao Alto, O Trevo, Toño, Marcha Ribatejana.
2004

2011

colectânea – Bodas de Platina da OTS
65 ANOS A CANTAR O RIBATEJO
TEMAS
Marcha Ribatejana, Fandango da Golegã, Desgarrada do Vale de Santarém, Não Me Lembres Esta Moda, Vira da Rapioca, Canção das Ceifeiras, Quando Havia Milho Rei, Arriba Tejo, Vira de Seis, Sabes Amigo, Salgueiros do Tejo, Ribatejo, Eu Fico Sempre No Cais, Olha o Velho, Dizem P’raí, Os Três Santos Populares, Abegão de Folga, Vira Picado, Nascer Aqui, Manel da Eira, Derriço de Campino, – Será, Não Será, Sabes Lá – , Fandango, Via da Tapada, Eu Te Canto Ribatejo, Padeirinha, Do Lado de Cá do Tejo.
dir. Abílio Figueiredo
CAMPINOS DA BORDA d’AGUA
TEMAS
Campinos da Borda d’Água, Boleeiros, Amor de Campino, Limão, Deixar Santarém, A tua Saia de Roda, Vira das Caneiras, Meu Amor é Fandanguista, Fado do Campino, Vem Namorar Santarém, Toiro Tresmalhado, O Fado, Chuva do Mouchão, Vira Ribatejo.
2024
