“Já é Natal?” o Musical

6 Janeiro (5ª feira, às 21h30) no TSB


Depois do sucesso alcançado com a estreia a 9 de Dezembro 2010 do musical “Já é Natal?”, os Coros Infantil e Adulto, a Academia de Ballet e alguns actores do VETO Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano, voltam a apresentar este espectáculo dedicado às famílias no próximo dia 6 de Janeiro de 2011, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira. Música e literatura voltarão a fundir-se para resultarem num forte contraste visual e tímbrico. A Joana e o Manuel voltam a ser amigos, personificando aquilo que de melhor une a espécie humana: a amizade e o amor.

A universalidade da Música permite que no Natal músicos de todo o mundo se reúnam e “cantem” esta época tão especial. Os Coros Infantil e Adulto do Círculo Cultural Scalabitano propõem, neste concerto dedicado às famílias, recriar alguns dos grandes clássicos de Natal (Deck the Halls, Silent Night, We three kings, Adeste Fidelis, O Tannenbaum, Oh Happy Day, The First Nöel, Sleigh Ride, White Christmas ou Jingle Bells) e dar-lhes uma nova roupagem através de estilos tão diversos como o Pop, Funky, Reggae, Jazz, Rock n’Roll, Broadway, Country, Gospel, entre outros. Apresentando em palco um forte contraste tímbrico, estas vozes interagem com grande facilidade com o público envolvendo-o no seu espectáculo através da participação nas suas músicas. É também uma época de grandes contos quase sempre ligados ao imaginário infantil e ao sentimento que se vive nesta época. Como será, em palco, a fusão destas duas criações humanas: Música e Literatura?

 

 

 

 

 

Musical “Já é Natal?”

Fotos da estreia em 9 de Dezembro de 2010

Teatro Sá da Bandeira

fotos de Inês Miranda
85 fotos de Joaquim Oliveira aqui

Este musical gira em torno do conto “A Noite de Natal” de Sofia de Mello Breyner Andresen. Joana é filha única e nunca tem ninguém para brincar debaixo do grande cedro do jardim. Um dia, quando estava no muro de casa, conhece Manuel, um menino pobre que vivia num casebre no pinhal e convida-o para entrar e brincar com ela. Na noite de Natal, a pequena perguntou à velha cozinheira se o seu novo amigo ia receber prendas. Quando esta lhe diz que não, porque o Manuel é muito pobre, Joana fica triste. Quando toda a gente saiu para a Missa do Galo, a Joana pegou nos seus presentes e foi dá-los ao Manuel. Um conto de Natal simples, com a magia e a beleza de uma história infantil.
Trata-se de uma proposta de grande beleza e singularidade para assinalar a quadra natalícia que se avizinha.

Nota: Um ano após a estreia este musical actuou com grande êxito no Casino da Figueira da Foz a 11 de Dezembro de 2011, como relata o jornal “O Figueirense”  na sua edição do dia 16 do mesmo mês.