“Já é Natal?” o Musical
6 Janeiro (5ª feira, às 21h30) no TSB
Depois do sucesso alcançado com a estreia a 9 de Dezembro 2010 do musical “Já é Natal?”, os Coros Infantil e Adulto, a Academia de Ballet e alguns actores do VETO Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano, voltam a apresentar este espectáculo dedicado às famílias no próximo dia 6 de Janeiro de 2011, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira. Música e literatura voltarão a fundir-se para resultarem num forte contraste visual e tímbrico. A Joana e o Manuel voltam a ser amigos, personificando aquilo que de melhor une a espécie humana: a amizade e o amor.
A universalidade da Música permite que no Natal músicos de todo o mundo se reúnam e “cantem” esta época tão especial. Os Coros Infantil e Adulto do Círculo Cultural Scalabitano propõem, neste concerto dedicado às famílias, recriar alguns dos grandes clássicos de Natal (Deck the Halls, Silent Night, We three kings, Adeste Fidelis, O Tannenbaum, Oh Happy Day, The First Nöel, Sleigh Ride, White Christmas ou Jingle Bells) e dar-lhes uma nova roupagem através de estilos tão diversos como o Pop, Funky, Reggae, Jazz, Rock n’Roll, Broadway, Country, Gospel, entre outros. Apresentando em palco um forte contraste tímbrico, estas vozes interagem com grande facilidade com o público envolvendo-o no seu espectáculo através da participação nas suas músicas. É também uma época de grandes contos quase sempre ligados ao imaginário infantil e ao sentimento que se vive nesta época. Como será, em palco, a fusão destas duas criações humanas: Música e Literatura?
fotos de Inês Miranda
85 fotos de Joaquim Oliveira aqui
Este musical gira em torno do conto “A Noite de Natal” de Sofia de Mello Breyner Andresen. Joana é filha única e nunca tem ninguém para brincar debaixo do grande cedro do jardim. Um dia, quando estava no muro de casa, conhece Manuel, um menino pobre que vivia num casebre no pinhal e convida-o para entrar e brincar com ela. Na noite de Natal, a pequena perguntou à velha cozinheira se o seu novo amigo ia receber prendas. Quando esta lhe diz que não, porque o Manuel é muito pobre, Joana fica triste. Quando toda a gente saiu para a Missa do Galo, a Joana pegou nos seus presentes e foi dá-los ao Manuel. Um conto de Natal simples, com a magia e a beleza de uma história infantil.
Trata-se de uma proposta de grande beleza e singularidade para assinalar a quadra natalícia que se avizinha.
Nota: Um ano após a estreia este musical actuou com grande êxito no Casino da Figueira da Foz a 11 de Dezembro de 2011, como relata o jornal “O Figueirense” na sua edição do dia 16 do mesmo mês.