31.MAIO.21H30

SALÃO PAROQUIAL

A ACTO-Academia de Teatro do Círculo Cultural Scalabitano e o Veto Teatro Oficina, apresentam no próximo dia 31 de Maio no Salão Paroquial do Vale de Santarém “Antes de Fugir” de Fernanda Narciso numa parceria com a Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória.

Sinopse:
Antes de fugir é uma adaptação da obra original de Miguel Cervantes. Os dois heróis de Cervantes são simplesmente as personagens literárias mais amplas de todo o Cânone Ocidental. Dom Quixote e Sancho Pança representam valores distintos, embora sejam participantes do mesmo mundo. É importante compreender a visão irónica que o romancista tem do mundo moderno, o fundo de alegria que está por detrás da visão melancólica e a busca do absoluto. Sancho Pança, o fiel escudeiro de Dom Quixote, é definido por Cervantes como “Homem de bem, mas de pouco sal na moleirinha”, que pensa bastante antes de falar. É o representante do bom senso e é, para o mundo real, aquilo que Dom Quixote é para o mundo ideal. Por fim, a história também é apresentada sob a forma de novela realista: Ao regressar a seu povoado, Dom Quixote percebe que existem mulheres e homens que, antes de fugirem, agem, pensam por si, esgotam as hipóteses, tentam tudo por um abraço. Começamos por nos rirmos dele, mas não por muito tempo. As suas armas são a piedade, a sua bandeira a beleza, em todas as situações permanece… gentil, desamparado, puro, generoso, galante e patético e tantas vezes ridículo. Passamos da comédia ao drama, muito rapidamente, como se nos movêssemos num carrossel de piso alto e baixo, tal qual como na vida.

Este espectáculo integra-se no evento PAZ – De Santarém para o Mundo! uma iniciativa da SRO de Santarém no Dia Nacional das Colectividades, onde também o Coro do Círculo participará.
Este evento conta com a adesão das associações:
Sociedade Recreativa Operária de Santarém, Círculo Cultural Scalabitano, o Centro Dramático Bernardo Santareno, o Cineclube de Santarém, o Centro Cultural Regional de Santarém, a Comissão das Comemorações Populares do 25 Abril – Associação Cultural, os Pacemakers, o Aqui há Gato!, a Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Santarém, a Associação Identidade e Memória do
Vale de Santarém, a Associação Mentalidade X, a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, Conselho Português para a Paz e Cooperação!

Similar Posts