24.JAN.18H00
TEATRO TABORDA – CÍRCULO
ENTRADA LIVRE
O Departamento de Atividades de Ar LIvre e Lazer do Círculo Cultural Scalabitabitano realiza no próximo dia 24 de Janeiro pelas 18h00 no seu Teatro Taborda a conferência “A Arte em Santarém no tempo de Camões – Uma Vila-Capital da Cultura Portuguesa”, pelo convidado Professor Doutor Vitor Serrão.
Vitor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão nasceu em Toulouse (França) em Dezembro de 1952 e é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o centro de investigação ARTIS-Instituto de História da Arte (ARTis-IHA-FLUL). Dedica-se à área de História da Arte da Idade Moderna (com incidência nos estudos da pintura portuguesa dos séculos XVI, XVII e XVIII), e às áreas da Teoria da Arte e da Imagem, Iconologia e Gestão Integrada do Património Cultural. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História, da Sociedade de Geografia e da Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte. Foi Presidente da Comissão Científica de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005-07). É membro do Conselho Científico da Universidade de Lisboa. No âmbito da coordenação dos Cursos de Doutoramento e de Mestrado em Arte, Património e Restauro, tem desenvolvido trabalho de formação avançada e orientação específica de mais de uma centena de dissertações universitárias, em parte já defendidas (22 Doutoramentos e 80 Mestrados com sua orientação científica). Além dessa actividade formativa de direcção de teses, tem dirigido, tanto a nível inter- universitário como em escolas, academias e Câmaras Municipais, cursos especializados de formação e aprofundamento de zonas temáticas da História da Arte, em torno de temas de salvaguarda do Património artístico, da metodologia da disciplina, e de conceitos operativos como sejam a ´transversalidade´ intervencionista, Inventário integral de espécimes, ´cripto-história de arte´, ´transcontextualidade artística´, ´micro- história de arte´, iconofilia e iconoclasma como fenómenos ligados à recepção imagética, e a produção artística ligada à miscigenação cultural no caso da antiga Índia portuguesa, do Brasil e do Extremo-Oriente. Coordenou, em conjunto com docentes de outras Universidades e instituições, vários projectos financiados pela FCT, de que se destacam os seguintes: POCI/EAT/58065/2004, The materials of the image: pigments on Portugese treatises from the Middle Ages to 1850; e PTDC/EAT-HAT/ 100868 /2008: A camada de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: uma questão a resolver; e PTDC/EAT-HAT/103690/2008: O mercado leiloeiro da arte antiga e contemporânea em Lisboa (2005-2011). Tem-se dedicado, como historiador de arte, a estudos de temas da Idade Moderna, redignificando o património artístico português e o campo teórico e metodológico da disciplina na análise da produção a partir de visões globalizantes, atento às mecânicas do mecenato, ao estatuto social dos artistas e aos programas iconológicos dos conjuntos e obras. Especial interesse tem manifestado por «períodos escuros» da arte portuguesa, como sejam o Maneirismo e o Proto-Barroco, a que dedicou longas pesquisas.