Teatro | 7 e 8 fev | 21h30 | Teatro Taborda CCS

Na Cidade”, a última criação artística do Veto teatro Oficina apresenta-se em duas datas únicas neste mês de fevereiro, no Teatro Taborda. Dias 7 (sexta feira) e 8 (sábado), o Veto volta a apresentar este espetáculo de teatro que concebido no contexto da celebração dos 150 anos de elevação de Santarém a cidade, é / pretende ser, uma reflecção sobre a vidas nas cidades, essa realidade plena de múltiplos microcosmos, contradições, alheamentos, indiferença, egoísmos, mas também solidariedades, esperanças, amizades, surpresas.
A ação decorre ao longo de um dia e para a sua autora e encenadora, Fernanda Narciso, tudo começa quando “O sol acabou de nascer, vem em forma de música abrir as portas e as janelas da grande avenida. Chama por todos nós os homens e as mulheres da cidade e começa a dança…”


O que se retrata dessas cidades, são imagens, formas, sentimentos que são percecionados de maneira diversa para cada um que as experimenta. As cidades ganham assim vida através da imaginação de cada um e, à medida que vão sendo preenchidas as lacunas discursivas, com a experiência, anseios e expectativas e, portanto, sempre diferentes consoante as características singulares de cada um, despertando através do simbólico, os sucederes, as diferenças que levam à criação, mas também ao pensar. Desta forma, torna-se a narrativa, um organismo vivo, que se multiplica e se dilui, para se recompor de novo de formas diferentes, mas com o mesmo objetivo, a criação de olhares complementares.
“As cidades movem-se ao som do nosso respirar, mas nunca morrem apenas se transformam.”
O espetáculo tem a duração de 80 minutos, envolve todo o elenco do grupo e as reservas podem ser feitas no Círculo Cultural Scalabitano (tel. 243 321 150), todos os dias uteis, entre as 14H00 e as 19H00.
Em ensaios está a montagem de “Bernardo Santareno nos Túneis da Liberdade” espetáculo que o Veto Teatro Oficina pretende repor, assim assinalando os 100 Anos do nascimento do maior dramaturgo português de todos os tempos.

Caminhada | 9 fev | 9:30h | junto à C. M. da Chamusca

Na componente de lazer e bem-estar, o Círculo Cultural Scalabitano organiza através do seu Departamento de atividades de ar livre e lazer, no dia 9 de fevereiro, domingo, uma “caminhada fora de portas”.
Desta feita a caminhada será por terras da Chamusca, com um percurso de dificuldade baixa e uma extensão de cerca de 10Km. Recomenda-se a utilização de roupa confortável e quente, calçado apropriado, bem como ser portador de água para beber.
Partida será às 9H30 junto à Câmara Municipal da Chamusca
Estes passeios do Círculo Cultural, têm lugar todos os segundos domingos de cada mês.

Galeria Círculo | 15 fev | 18:00h | Foyer do CCS

Em exibição na galeria do Círculo, está a exposição “Paisagens”, que apresenta obras da artista Albertina Silva.
Pintora autodidata, realista, apresenta um conjunto de trabalhos, onde se destacam grandes desenhos a carvão com rostos humanos deixando transparecer emoções e intenções que convidam o observador a interpretar, a decifrar ou a viajar nas suas próprias ideias, memórias, desejos e sentimentos. Oportunidade para conhecer o trabalho desta criadora que o Círculo se orgulha de apresentar.
A exposição mantém-se patente até ao dia 3 de março, após a inauguração dia 15 de fevereiro às 18:00h no foyer do CCS.
[N.I. Nuno Domingos]