Coro do CCS – Concerto de Natal – sábado dia 7 | 21h30 | Igreja de Santa Clara

Cantata de Natal pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano

Uma cantata é uma composição musical, de inspiração religiosa ou profana, para ser cantada com acompanhamento instrumental e texto, relatando um acontecimento importante.

Género musical muito em voga no período barroco, teve em J. S. Bach um dos seus maiores cultores, com mais de duzentas cantatas. A elas se dedicaram igualmente outros compositores famosos, com realce para L. Rossi, Scarlatti, Vivaldi e Haendel. Também Fernando Lopes Graça compôs as 1ª e 2ª Cantata de Natal, incorporando cantos tradicionais portugueses, relacionados com a Natividade.

Nesta época natalícia de 2019, o Coro do CCS oferece à Cidade de Santarém, no dia 7 de dezembro, pelas 21H30, na Igreja de Santa Clara, a Cantata de Natal, com 10 andamentos, de João Andrade Nunes. João A. Nunes nasceu no Sabugal em 1990, tem formação superior pela Escola Superior de Música de Lisboa, ingressou na Banda da Armada como solista e fundou em 2015 o Coro de São Tomás de Aquino, do qual é maestro. João A. Nunes é ainda licenciado e mestre pela Faculdade de Direito de Lisboa, onde exerce funções docentes.

Esta Cantata de Natal, a ser apresentada pelo Coro do CCS, tem a colaboração de um ensemble instrumental composto por um conjunto de jovens músicos ribatejanos de várias proveniências, designadamente, de Ana Oliveira, Cristiana Pouseiro, Laura Ferreira e Miguel Oliveira, da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar), em oboé, clarinete, fagote e trompa, do pianista João Carlos Carreira, do Choral Phydellius (T. Novas) e de Joana Fernandes, em flauta, da Orquestra Típica Scalabitana e professora no Conservatório de Música de Santarém. A narração está a cargo de Inês Serafim.

Dando seguimento a um projeto de divulgação da música coral pelas várias freguesias do concelho de Santarém e depois dos concertos, em anos anteriores, em Vale de Santarém, Póvoa da Isenta, Póvoa de Santarém, Romeira/Casais de S. Brás, Pernes, Alcanede e Arneiro das Milhariças, este ano, o concerto de Natal do Coro do CCS terá lugar na igreja da Moçarria no dia 14/12 (sábado), às 21H30.

O Coro do CCS agradece ao W Shopping o patrocínio na aquisição dos direitos de autor da Cantata de Natal.

N.I. João Peres