Exposição de Fotografia

7 a 15 | Novembro | 16h/18h00 | Hall CCS

O Círculo Cultural Scalabitano promove , esta sexta-feira, dia 7 novembro, às 21h, na sua sede, a inauguração de uma Exposição de Fotografia “Aves ao Redor de Santarém”, decorrente do passeio ornitológico orientado por Domingos Leitão, doutor em Ecologia e Biosistemática. A exposição estará patente entre dia 7 e 15 de novembro (inclusive), no horário de expediente do Círculo Cultural (de 2ª a 6ª feira, entre as 14 e as 20h) e sábado, dia 15 de novembro, excepcionalmente, poderá ser visitada entre as 16 e as 18h, horário em que decorrerá a apresentação do livro “A Menina dos Ossos de Cristal”, de Ana Simão. A exposição conta com o apoio e patrocínio de Emoção D´Imagens.
Santarém fica situada entre o rio Tejo e o planalto calcário de Santo António, numa região rica em habitats naturais e semi-naturais. O rio, a lezíria, o bairro, as florestas de sobro e carvalho e matos mediterrânicos albergam uma fauna e flora variada, que pudémos descobrir como o carvalho cerquinho, o hipericão, entre outras de grande atração pela beleza e cor. De entre as espécies que observámos, destacam-se as aves de rapina, como a águia-de-asa-redonda, a águia-calçada e o peneireiro-cinzento, aves aquáticas, como a garça-branca-pequena, a garça real e uma variedade de espécies pequenas e coloridas, como o papa-moscas, o rouxinol, o pisco-de-peito-ruivo, entre outras. As fotografias são da autoria de Fátima Condeço, Alicina Mil Homens, Teresa de Jesus, Luísa Barbosa e Helena Azevedo Silva.
O passeio decorreu no passado dia 20 de Setembro, começando em Casal do Paul e prosseguindo numa caminhada pelo Paul das Salgadas, Secorio, paisagem admirável do nosso Concelho que recomendamos vivamente.