Inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo do C.C.S.
Julho e Agosto
O Círculo Cultural Scalabitano promove, uma vez mais, neste próximo mês de Julho e Agosto, o inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude e, ainda, em colaboração estreita, no âmbito técnico e logístico, com o Arquivo Distrital de Santarém. O Instituto Português de Juventude tem apoiado este projecto, aceitando que o Círculo proporcione a um conjunto de jovens, inscritos no programa de Ocupação dos Tempos Livres, aprendizagens enriquecedoras, proporcionando em contrapartida um apoio para a concretização deste projecto.
Com o Inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, o Círculo Cultural pretende conhecer o espólio bibliográfico desta associação, bem como salvaguardá-lo, o qual herdou do Grémio Guilherme de Azevedo que em 1954, com o Orfeão Scalabitano, fundou o Círculo Cultural Scalabitano. O Grémio, fundado no ano de 1905, iniciou a sua actividade no Teatro Taborda, que continua ainda a ser a sala de teatro do Círculo Cultural.
Esta Biblioteca, apesar de pequena, possuiu um legado importante de Teatro, oferecido pelo professor Carlos Sousa que esteve em Santarém a dirigir a Escola da Arte de Dizer e Representar “Actor Taborda”, entre 1948 e 1961, encerrando um alto valor histórico para a instituição. [LB]