“O Regicídio – Texto e Imagem”

21 de Junho – 17:00h

Com Maria Alice Samara e Rui Tavares


Clique para ver maior
O Círculo Cultural Scalabitano apresenta, no próximo dia 21 de Junho de 2008, sábado, 17 horas, na sua sede, a conferência “O Regicídio – Texto e Imagem” – que será proferida por dois proeminentes historiadores da nova geração – Maria Alice Samara e Rui Tavares – que registam os factos da efeméride e interpretam as suas circunstâncias e consequências, integrada no Ciclo de Conferências 2008, subordinado ao tema Cem Anos da República – República e Democracia.
Com esta conferência – “O Regicídio – Texto e Imagem” – a direcção do Círculo Cultural Scalabitano pretende contribuir para o debate e o aprofundamento dos valores democráticos na sociedade portuguesa, através de estudos de grande relevo para a compreensão do período de transição da Monarquia para a República que foi um dos mais ricos da história recente de Portugal.
O “Texto”, por Maria Alice Samara, descreve o cenário, as personagens, os acontecimentos e as consequências do atentado, recorrendo ao testemunho dos principais escritora, políticos e jornais da época. A “Imagem”, por Rui Tavares, acompanha a cobertura jornalística do regicídio, feita pela Ilustração Portuguesa. Através das representações iconográficas do atentado, revela a forma como os acontecimentos foram recebidos e comunicados em Portugal e pelo resto do mundo.
Ambos são autores do livro O Regicídio, recentemente editado pela Tinta da China e têm currículos exemplares: Maria Alice Samara é destacada historiadora, investigadora do Instituto de História Contemporânea e doutoranda em História do Século XX, na Universidade Nova de Lisboa e Rui Tavares é um reconhecido cronista, comentador dos jornais e televisão, escritor, investigador e doutorando Histoire et Civilisation na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

Similar Posts