A fundação e composição social

A Situação e a Oposição no Círculo Cultural Scalabitano

Texto disponível a comentários no BLOG do C.C.S.

O ano de 1954 apresentou-se auspicioso para a cidade de Santarém e para o concelho, tendo ficado marcado pela construção de importantes obras públicas como a inauguração do Tribunal de Santarém, o início dos arranjos do Campo Sá da Bandeira e, conta-se ainda, como uma importante expressão do crescimento económico do distrito a criação da Feira do Ribatejo e a constituição do Círculo Cultural que resultou da fusão do Orfeão escalabitano e do Clube Literário Guilherme de Azevedo.

A Fundação do CCS

Ora desta fusão resultou a formação de uma Comissão Administrativa, cuja composiçã oestava estabelecida no documento Bases para a Fusão do Clube Literário Guilherme de Azevedo e Orfeão Scalabitano elaborado pelas direcções das duas associações:
“Esta Comissão será constituída por dezoito membros, nove de cada uma das colectividades fusionadas…”.
Continuaram a sua actividade cultural as secções que já constituíam anteriormente as duas agremiações: o Orfeão Scalabitano, a Orquestra Típica Ribatejana, o Curso de Iniciação Teatral “Actor Taborda”, o Coral Infantil Scalabitano e, ainda, a Biblioteca “Guilherme de Azevedo”.
O nome de Círculo Cultural Scalabitano surgiu pela primeira vez num artigo do Correio do Ribatejo, na sua edição de 7 de Agosto de 1954. Artigo completo.
[Luísa Barbosa]
Publicado no Correio do Ribatejo Site Externo. no dia 9 de Dezembro de 2011

Similar Posts