Inventário do Arquivo do C.C.S.

Julho 2007

O Círculo Cultural Scalabitano encontra-se a desenvolver o Projecto de Inventário do Arquivo Histórico, que incluiu a continuidade do inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, desde o passado dia 1 de Junho, com o apoio do Instituto Português da Juventude e, ainda, em colaboração estreita, no âmbito técnico e logístico, com o Arquivo Distrital de Santarém e a Escola Superior de Educação.

Com o Projecto de Inventário do Arquivo Histórico pretende-se conhecer o espólio cultural e histórico do Círculo Cultural e da sua biblioteca, bem como salvaguardar o seu património cultural e histórico. Os jovens colocados através do Programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL), uma de Longa Duração e outra de Curta Duração, encontram-se a realizar tarefas de selecção dos espécimes, sua limpeza, inventário e catalogação.

Depois da conclusão de parte do projecto, podemos já afirmar que ficaram registados cerca de 160 títulos distribuídos por Actas de Direcção e de Assembleia-geral, Regulamentos, Estatutos; Correspondência; Contabilidade e Actividades, onde se incluem o Teatro, a Música Coral, entre outras já extintas, como o Cinema e a Numifilatelex (actividade de coleccionismo – numismática, filatelia e ex-libris -, muito em voga no século XX.

Resta, agora, continuar o inventário e catalogação das obras que incluem a Biblioteca Guilherme de Azevedo, espólio herdado do Grémio Literário Guilherme de Azevedo, sobre o qual se realizou uma exposição o ano anterior, em 18 de Maio, iniciativa de duas estagiárias da Escola Superior de Educação que o círculo Cultural orientou e acarinhou. Esta Biblioteca, apesar de pequena, possuiu um alto valor histórico para a instituição, tem um legado importante de Teatro oferta do professor Carlos Sousa que esteve em Santarém a dirigir a Escola da Arte de Dizer e Representar “Actor Taborda”, entre 1948 e 1961, pensa-se posteriormente poder disponibilizar a sua consulta aos sócios e, encontra-se em análise a possibilidade de abranger os habitantes de Santarém. [LB]

Nota: Artigo, revisto e aumentado, incluso no catálogo da “Exposição A Imprensa Periódica da Biblioteca Guilherme de Azevedo (1933-1974)”, da autoria de Luísa Barbosa.