Ballet do C.C.S. participa em “História com Al’ mêndoas”

11 e 12 de Maio 2007

Pelas 21.30h, no Museu São João do Alporão, em Santarém.

Nos próximos dias 11 e 12, pelas 21.30h, no Museu São João do Alporão, em Santarém realiza-se mais um evento integrado no projecto camarário “OIhar a História”. Desta vez trata-se de uma produção do Teatrinho de Santarém, que apresenta um espectáculo multifacetado, com música, canto, dança, poesia, lendas, teatro e circo. “História com Al’ mêndoas” mostra-nos a preparação da festa do casamento de dois jovens amantes: Gaspar e Zoraida (ele cristão e ela muçulmana).
É um espectáculo multicultural luso-árabe, com expressões artísticas que caracterizavam os dois povos em tempos medievais, e com rituais que ainda hoje se renovam.
Os pais dos noivos juntam as duas famílias, numa demonstração que, através das artes, pretende passar a mensagem da tolerância e união entre povos, para a Paz no mundo.
Também a gastronomia oferecida aos convidados (público), fazem de “História com Al’ mêndoas” uma das 1001 noites da história de sempre.
A dança com Joana Grácio e o Ballet do Círculo Cultural Scalabitano, a música com o Grupo Jogralesca e Lioudmila Lítvinova do Conservatório de Música de Santarém, os sons da percussão árabe com o Duo David Lacerda, o canto com Sara Gabriel do Conservatório de Música de Coimbra, a poesia árabe com Mira Assaf Veiga, o teatro e as lendas com o Teatrinho de Santarém, e o circo com o Grupo Human’Arte, constituem um espectáculo de grande diversidade artística, e importância histórico-cultural.
O Convento de Santa Maria, em Almoster, será também palco deste espectáculo no sábado seguinte, dia 19 de Maio.
Os ingressos gratuitos poderão ser adquiridos antecipadamente no Museu do Alporão e no Teatro Sá da Bandeira.