ARQUIVO HISTÓRICO


CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DO CÍRCULO

DEPARTAMENTO BIBLIOTECA GUILHERME DE AZEVEDO E ARQUIVO HISTÓRICO


CURADORIA DE LUÍSA TEIXEIRA BARBOSA

Luísa Teixeira Barbosa é Licenciada em Antropologia; mestre em História e Cultura do Brasil; Doutoranda em História Contemporânea, na Nova-FCSH. Coordenou a edição do Guia Turístico de Santarém e dirigiu a revista Centros Históricos, da ANMCH. É autora da obra Feira Nacional de Agricultura, Feira do Ribatejo, 1954-1988, de 1988 e coautora de Caneiras e o Tejo – História de uma paixão. Tem publicado as suas investigações na revista Mátria e em vários jornais e revistas sobre história local e ainda sobre republicanismo e 1ª República. É membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão.

NO 70.º ANIVERSÁRIO – 2024

No dia 17 de novembro de 2024, ano em que comemorou o seu 70.º aniversário, o Círculo Cultural Scalabitano celebrou um Contrato Depósito do seu arquivo histórico com o Arquivo Distrital de Santarém.  Neste acervo, com uma dimensão de 21 metros lineares, 207 unidades de instalação, e com documentos desde 1779, predominam atas das décadas de 20 a 70 do século passado.

Este processo do arquivamento formal dos documentos foi o culminar do processo iniciado em Junho de 2007 pela atual Curadora do Departamento Biblioteca Guilherme Azevedo e Arquivo Histórico, Dra. Luísa Barbosa – “O Círculo Cultural Scalabitano encontra-se a desenvolver o Projecto de Inventário do Arquivo Histórico, que incluiu a continuidade do inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, desde o passado dia 1 de Junho, com o apoio do Instituto Português da Juventude e, ainda, em colaboração estreita, no âmbito técnico e logístico, com o Arquivo Distrital de Santarém e a Escola Superior de Educação.

O espólio, já disponível para consulta nas instalações do Arquivo Distrital de Santarém, encerra documentação de associações que antecederam o Círculo Cultural Scalabitano, designadamente atas de direção e assembleia geral do Grémio Literário Guilherme de Azevedo (1922-1942), e do Orfeão Scalabitano (1943-1950). Abarca ainda livros de contabilidade das duas corporações, assim como um relevante espólio musical composto de partituras para Coro, Orquestra e Salão, de base popular e erudita, de autores internacionais, nacionais e locais, a que acresce peças de teatro, revistas de cinema, literatura, programas, entre outros.

Do Círculo Cultural Scalabitano, formado a partir do ato administrativo de que se dá destaque e que procede à instalação da Comissão Administrativa, ocorrida no Ginásio do Seminário de Santarém no dia 29 de julho de 1954, destacamos as atas dos diversos órgãos, relatórios e contas e planos de atividades.

O Círculo Cultural Scalabitano foi fundado em 1954, a partir da fusão de duas associações: o Clube Literário Guilherme de Azevedo e o Orfeão Scalabitano, por sua vez fundadas em 1905 e 1925, respetivamente.


NO 50.º ANIVERSÁRIO – 2004

Compilação de artigos de jornais e revistas elaborada pelo Dr. Joaquim Adriano Botas Castanho, presidente da Direção do Círculo Cultural Scalabitano em 2004 aquando das comemorações do 50.º aniversário e por ele designada “Contributos para a História do Círculo”.

Esta coleção de artigos, que espelha o percurso do Círculo até 2004,  da autoria de várias personalidades da cidade de Santarém com ligação ao Círculo, representa uma das várias iniciativas realizadas pela direção de então para essas comemorações, que disponibilizamos em formato digital num contributo para a história do Círculo Cultural Scalabitano.

Entrevistas e textos de:
Ana Pereira Caldas / António Oliveira (Chona) / Cm. António Valente / Dra. Fátima Sampaio / Florindo Custódio / Eng. Francisco Jerónimo / João Matos Silva / João Moreira / Dr. Joaquim Botas Castanho / Dr. Joaquim Martinho da Silva / José Ramos / Dra. Luísa Teixeira Barbosa / Maestro Joel Canhão / Dra. Maria Antónia Costa / Maria Antónia Ginestal Machado / Dra. Maria da Graça Morgadinho / Prof. Dra. Maria Teresa Rosário Lopes / Octávio Paes Mendes / Dr. Pedro Canavarro / Rosa Maria Ginestal Machado / Dra. Rosalina Melro

MANUEL GINESTAL MACHADO

Em 2005, por iniciativa do Círculo Cultural Scalabitano, no centenário do nascimento do Dr. Manuel Ginestal Machado (n. em 18 de Março de 1905), prestou-se homenagem a esse Ilustre Advogado, político e dirigente cultural.
O Círculo, além de outras iniciativas, realizou uma exposição na sua sede a partir do seu espólio fotográfico. Essa exposição incluía registos anteriores à sua fundação em 1954, até ao final do século XX.
Além de aqui disponibilizarmos essas fotos, reproduzimos também o programa das homenagens de 2005.

MAIS DE 250 fOTOS

Nesta compilação poderemos visualizar fotografias do Orfeão Scalabitano, dos Coros do CCS,
momentos de Teatro, das orquestras, também de alguns dos maestros que por esta casa passaram,
ainda do Ballet nos anos 50/60, dos inícios do Veto Teatro Oficina, das aulas de formação musical, das Madrinhas, etc.

Use as setas à Direita e Esquerda OU CLIQUE NUMA FOTO PARA VER MAIOR .

PROGRAMA

das comemorações do centenário do nascimento de

Manuel Ginestal Machado


18 de Março

– 15 Horas – 
Descerramento de placa toponímica, Rua sul, paralela à Rua Padre João Rodrigues Ribeiro (junto à Avenida dos Forcados Amadores de Santarém);

– 11 Horas – 
Romagem ao jazigo da Família Ginestal Machado, no cemitério dos Capuchos;

– 16 Horas – 
Descerramento da placa comemorativa do nascimento do Dr. Manuel Ginestal Machado, Fachada do prédio onde nasceu na Travessa das Frigideiras, nº 12;

– 17 Horas – 
Exposição Bibliográfica das Associações de Cultura, Recreio e Filantrópicas e Comissões Organizadoras de Actividades de Cultura e Recreio da Cidade de Santarém no Século XX. (Patente de 18 a 27 de Março) – Biblioteca Municipal;

– 18 Horas – 

Exposição Documental sobre a Vida e Obra do Dr. Manuel Ginestal Machado – Paço Episcopal;

– 21.30 Horas – 

Espectáculo da Orquestra Típica Scalabitana Comemorativo dos 59 anos da sua Fundação – Teatro Sá da Bandeira.

15 de Abril

– 21.30 Horas –
Teatro Sá da Bandeira:
– Poesia e Memórias;
– Recital de Piano.

22 de Abril 

– 21.30 Horas –
Teatro Taborda (C.C.S.):
Encerramento
– Recital;
– Ballet;
– Poesia;
“Recordar”
– Entrega de diplomas a antigos elementos do Coro Infantil, Orfeão Scalabitano, Orquestra Sinfónica, Teatro e Orquestra Típica.