Crónica

I Passeio Republicano “Cem Anos de República”

19 Junho 2010

A Comissão Executiva das comemorações do Centenário da República do Círculo Cultural Scalabitano promoveu no passado dia 19 de Junho, o I Percurso Republicano da cidade de Santarém, concebido e orientado por Vera Duarte, guia-intérprete da nossa cidade.
O Percurso decorreu de forma muito agradável, tendo tido a participação de cerca de duas dezenas de participantes onde se destacou Conceição Prino, em nome da Direcção do Círculo Cultural, Teresa Lopes, a representar a Câmara Municipal de Santarém, Leonor Lopes Directora do Arquivo Distrital de Santarém, Dina Araújo, em representação do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém e uma forte delegação da Escola Alexandre Herculano, com a presença de Maria de Jesus Bento, subcoordenadora de História e Maria Teresa de Jesus, presidente do Conselho Geral.
Receberam-se, ainda, os cumprimentos e elogios pelo importante contributo do Círculo Cultural nestas comemorações de Sónia Sanfona, Governadora Civil de Santarém, de Fernanda Rollo, da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República e da Directora Maria João Igreja do Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano.
O percurso iniciou-se no Mercado Municipal, servindo os seus painéis de azulejos para ilustrar o ambiente de Santarém, no final do século XIX, princípio do século XX, parando de seguida junto ao busto de Alexandre Herculano, estátua de Sá da Bandeira, R. Serpa Pinto, busto de Guilherme de Azevedo, edifício onde provavelmente se instalou o Centro Republicano de Santarém (1908) –R. Ivens (antiga R. de S. Nicolau), Praça Pedro António Monteiro, casa onde nasceu Guilherme de Azevedo –Travessa do Sequeira, Palácio Braamcamp Freire, Largo Manuel António das Neves (antigo Largo das Frigideiras) , Praça Visconde Serra do Pilar, estátua de Passos Manuel, finalizando junto do Teatro Taborda (1895), hoje Círculo Cultural Scalabitano.
De assinalar que este primeiro percurso contou com a generosa e relevante colaboração de Pedro Marcos e Francisco Selqueira, actores amadores do Veto Teatro Oficina que durante o percurso leram alguns poemas alusivos à época e ao ideal de Guilherme de Azevedo e trechos relacionados com Alexandre Herculano e Passos Manuel.
[LB]

Similar Posts