Correio entre a Extremadura e o Ribatejo

125 Anos de um Jornal

8 abril 21h30 | 9 abril 16h00 | Teatro Sá da Bandeira

Sinopse

O atual jornal Correio do Ribatejo, que antes se designou Correio da Extremadura é um dos mais antigos jornais do país. Fundado em 1890, veio dar voz a uma região, a nossa e mudou de nome exatamente para dar corpo à afirmação relevância da antiga província do Ribatejo.
Celebrando no período que termina em 8 de abril os seus 125 anos, o veto teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano está a montar um espetáculo que pretende celebrar este aniversário e mais do que isso refletir sobre os últimos 125 anos da nossa vida coletiva.
A construção teatral de “CORREIO ENTRE A EXTREMADURA E O RIBATEJO – 125 ANOS DE UM JORNAL”, inclui a intervenção do Coro, Ballet e Veto teatro Oficina, sustenta-se num argumento com 2 Actos e 16 Cenas, real e ficcionado, com um tempo de representação de cerca de 120 minutos.
A ação começa em 1867 com o “NASCIMENTO DE JOÃO ARRUDA” e o seu “SONHO” em fundar um Jornal. Continuamos cronologicamente com “ULTIMATUM INGLÊS” o “REGICÍDIO”, a fundação do Correio da Extremadura e acontecimentos vividos pelo semanário, nacionais e internacionais, desde a “IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA”, “I GUERRA MUNDIAL”, “REUNIÃO NA VÉSPERA 1º. MAIO”, “ESTADO NOVO”, “GUERRA CIVIL DE ESPANHA”, “II GRANDE GUERRA”, “SOLDADOS DA PAZ”, “1ª FEIRA DO RIBATEJO”, “GUERRA NO ULTRAMAR”, “CORREIO DO RIBATEJO”, “25 DE ABRIL 1974”, e terminando em 1985 com a “ENTRADA de Portugal na Comunidade Europeia”, fazendo-se a apoteose com um agradável brinde de aniversário “VAMOS BRINDAR”.
Em palco estarão cerca de uma centena de atores, cantores e bailarinas.
A estreia está marcada para o dia 8 de abril, sendo nossa intenção promover a itinerância deste espetáculo pela região.
Bilhetes/Reservas através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário