Sala d’Armas de Santarém

O ensino da esgrima tem, pelo menos, cem anos de tradição neste espaço cultural do Teatro Taborda. Registou-se em 1905, a abertura de inscrições para a prática de esgrima, dirigida pelo professor Elisiário de Sousa Reis.

A Sala d’Armas de Santarém, fundada em 2003, constituiu-se a partir de duas perspectivas complementares, a olímpica/ desportiva e a artística, com o empenho de aficionados deste desporto de combate.

Os fundadores da S.A.S. foram: Paulo Cruz, Pedro Cardoso e Dércio Guia, numa primeira fase, António Mendonça e Paulo Jordão, numa segunda fase. Após a constituição de um documento, em que foram definidos os objectivos gerais e as normas de funcionamento, a S.A.S. ficou sedeada no Círculo Cultural Scalabitano, como um departamento, aprovado em Assembleia Geral de sócios de 2003. Este trabalho de organização foi acompanhado com interesse pelo Director Técnico Adjunto, da F.P.E., António Areia, pelo Mestre Eugénio Roque, Presidente da Academia de Armas de Portugal e coreógrafo de combate, por Miguel Gomes e João Maia, Campeões do Mundo de Esgrima Artística, no ano 2000.