Conferência

“As Aves em redor de Santarém” com Domingos Leitão

Sexta-feira | 19.setembro.2014 | 21:00h | Círculo Cultural Scalabitano

Biografia: Domingos Leitão nasceu em Alcochete a 3 de Maio de 1968. É doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Trabalhou no Instituto da Conservação da Natureza, na Liga para a Protecção da Natureza e no Ministério da Educação, desenvolvendo estudos da biologia das aves, projectos de conservação e leccionando Biologia e Ciências Naturais. Publicou vários artigos e monografias científicas sobre a biologia e a conservação das aves. Actualmente é Coordenador do Departamento de Conservação Terrestre da SPEA, sendo responsável pela conservação das Áreas Importantes para as Aves, pelo Censo das Aves Comuns e por assuntos de conservação das aves e agricultura. Está também envolvido em projectos de desenvolvimento do Turismo Ornitológico em Portugal.

Passeio matinal “As Aves em redor de Santarém” para observação de aves

Sábado | 20.setembro.2014 | 8:00h | Paul das Salgadas (entre Secorio e Casais do Paul)

Santarém fica situada entre o rio Tejo e o planalto calcário de Santo António, numa região rica em habitats naturais e semi-naturais. O rio, a lezíria, o bairro, as florestas de sobro e carvalho e matos mediterrânicos albergam uma fauna e flora variada, que podemos descobrir em qualquer altura do ano. De entre as espécies que poderemos observar, destacam-se as aves, pela variedade e beleza das plumagens e comportamentos. Poderemos encontrar dezenas de espécies. Entre as quais, as aves de rapina, como a águia-de-asa-redonda, a águia-calçada e o peneireiro-cinzento, aves aquáticas, como a garça-branca-pequena e o colhereiro, e uma variedade de espécies pequenas e coloridas, como a poupa, o pisco-de-peito-ruivo ou a escrevedeira. Tudo isto não muito longe da cidade.
Para o passeio os participantes devem trazer: binóculos, câmara fotográfica, roupa e calçado práticos, chapéu, protetor solar e água.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.