Comemoração do Aniversário do Círculo Cultural Scalabitano

8 Dezembro 2007

A Direcção do Círculo Cultural Scalabitano entendeu comemorar o aniversário desta instituição, entre 7 e 16 de Dezembro do presente ano, a qual conta já com 53 anos de actividade artística e cultural ininterrupta, marcando indelevelmente a sociedade local e regional num movimento de grande dinâmica que extravasou as quatro paredes da sua sede e difundiu por todo o país e o estrangeiro, levando uma mensagem de Arte e Beleza, através das suas secções como o Coro, a Orquestra Típica Scalabitana, o Veto Teatro Oficina e departamentos de Dança e Esgrima Artística e Desportiva.
Nesta celebração não podemos olvidar todos e todos quantos têm doado as suas melhores capacidades e generosidade ao bem comum, num gesto altruísta de partilha dos valores e interesses na defesa da valorização cultural e artística de todos os homens e mulheres, de crianças, jovens e adultos. Por isso, num primeiro momento, quisemos abraçar os amigos do Círculo Cultural Scalabitano e distinguir aqueles que, entre muitos outros, tiveram sempre presente a defesa dos valores da cidadania e da cultura.
No presente ano de 2007, foi consensual encontrar essa personalidade a quem o Círculo Cultural tanto deve. Pedro Manuel Guedes Passos Canavarro integrou os corpos sociais do Círculo Cultural Scalabitano no ano de 1986, como Presidente e, durante mais de vinte anos, entregou-se à causa desta associação com o seu espírito de cidadão curioso, interessado e inconformista, desencadeou a maior operação de remodelação, modernização e aquisição jamais vista neste espaço e em qualquer outra associação de Santarém que se concretizou nos anos 1995 a 1997. Foi nessa época que decorreram as obras de recuperação e ampliação da sede do Círculo Cultural, no respeito completo pelo passado, tal como ficou demonstrado pelo prémio – “Edifícios e Locais Históricos” – atribuído, em 1994, pela Acção Cultural da Comissão das Comunidades Europeias e pelo prémio de 1998 – “Cidade a Defender” concedido pela Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém e, por fim, se conseguiu adquirir a sede. Pedro Passos Canavarro liderou a Direcção do Círculo até ao ano 1997, tendo seguidamente integrado a lista de Corpos Sociais como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, eleita em 1998, e prosseguiu a sua acção interventora, tendo impulsionado e dirigido a Comissão das Comemorações do 50º aniversário desta Casa, às quais emprestou dignidade e brilhantismo. A homenagem a este Ilustre Amigo do CCS vai decorrer no dia 8 de Dezembro, às 16 horas, na nossa sede.
Considerámos igualmente importante, continuar a cruzada de “Repensar o Círculo Cultural”, projecto que tem marcado o mandato que cumprimos desde o princípio do ano, conversando sobre as necessidades associativas em tertúlias, de forma a preparar respostas aos novos desafios que se impõem no presente, reflectindo sobre o futuro que queremos, bem como a necessidade de aprofundamento da cidadania e da prática democrática, que decorrerão nos dias 7 e 14 de Dezembro às 21.30h.
Por último, com a reposição do Sarau Anual, que acontecerá no dia 16 de Dezembro, às 21.30h, pretende-se retomar a tradição das antigas apresentações públicas de toda a actividade desenvolvida ao longo do ano, unindo num mesmo tempo todas as secções e departamentos, demonstrando aos sócios e aos conterrâneos o seu dinamismo, contribuindo, do mesmo modo, para a coesão e consciência associativa.
A Direcção.
Descarregue aqui o programa do aniversário (pdf) »