DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES


CONVOCATÓRIA

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

7 JULHO 21H00

Nos termos do Artigo 14.º, do Capítulo III, dos Estatutos do Círculo Cultural Scalabitano e do Artigo 11.º do Regulamento Geral Interno, convoco a Assembleia Geral Ordinária para dia 1 de Julho pelas 21h00, em primeira convocação com a maioria dos sócios, reunindo em segunda convocação trinta minutos depois com qualquer número de sócios, nos termos do disposto no Artigo 16.º, parágrafo único dos Estatutos.

A Assembleia terá lugar na sede do Círculo Cultural Scalabitano, Rua do Maestro Luís Silveira, n.º 4 em Santarém, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Apresentação, análise e votação do Relatório e Contas de 2020
  2. Apresentação análise e votação do parecer do Conselho Fiscal
  3. Outros assuntos de interesse para o Círculo Cultural Scalabitano

A presente convocatória substitui a anterior, datada de 1 de junho de 2021

Santarém, 1 de Junho de 2020
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCS
Joaquim Adriano Botas Castanho, (Dr)


CARLOS ALBERTO DA SILVA OLIVEIRA

“CHONA” – 1948/2021

NOTA: 21 MAIO 2021

A direção do Círculo Cultural Scalabitano, informa os associados e amigos do falecimento no nosso sócio e cofundador da Secção Veto Teatro Oficina, Carlos de Oliveira (Chona).
Hoje choramos e vestimos de luto as nossas almas, mas sentimos que nada fará aliviar o sofrimento da partida deste nosso sempre amigo e, principalmente, nada nunca substituirá sua presença.


Hoje há um lugar que fica vago, para sempre, na vida do CCS e do Veto Teatro Oficina.
Hoje o sol não brilhará, os pássaros não cantarão, os risos calar-se-ão, e as lágrimas rolarão nos rostos da família do CCS numa tristeza imensa.
Amigo Chona: os nossos corações sofrem em silêncio.
Hoje, no teatro Taborda, quando o Veto subir à cena, tu subirás também e, juntos, cantaremos “É teatro pois então”, num adeus sentido e triste.


Descansa em paz Chona.
À família enlutada, nomeadamente à esposa e filhos, enviamos os nossos sentidos pêsames.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


ORQUESTRA TÍPICA SCALABITANA

75.º ANIVERSÁRIO BODAS DE DIAMANTE – 1946/2021

NOTA: 19 MARÇO 2021

Há foguetes no ar!

Hoje, dia de S. José, dia do concelho, é dia de Festa no Círculo Cultural Scalabitano. A sua Secção mais antiga comemora 75 anos. Parabéns à Orquestra Típica Scalabitana, à sua direção, ao seu Maestro Abílio Figueiredo, e a todos os seus atuais e antigos elementos.
A Orquestra Típica Scalabitana formou-se em 1946, mas foi em Março de 1947 que se integrou no Orfeão Scalabitano, como uma das suas secções. O maestro António Gavino, jovem músico amador e autodidata, de 23 anos de idade, portador de um filão criador inexplorado até então, foi o seu fundador. Criador da famosa “Marcha Ribatejana”, António Gavino imprimiu à orquestra o seu cunho pessoal, a filosofia de um estilo, tendo conseguido a continuidade da música popular e regional do Ribatejo.

Em 1996, a Câmara Municipal de Santarém atribui-lhe a Medalha de Ouro da Cidade, no seu 50.º aniversário.Ao longo destes 75 anos, como embaixadora musical de Santarém, realizou concertos em todo o território português, incluindo a Região Autónoma da Madeira e, internacionalmente, actuou em diversos festivais de música em Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Macau.

A direção do CCS endossa-lhe votos de felicidades e manifesta o desejo de, após pandemia, voltar a assistir aos seus sempre fantásticos concertos. E, porque devido aos atuais condicionalismos não se tornou possível a justa e merecida homenagem, aqui fica desde já registado que, em novembro, iremos promover uma sessão solene onde serão lembrados todos os que, nestes 75 anos, passaram pela OTS e, nomeadamente, o seu fundador, o Maestro António Gavino.Parabéns amigas e amigos.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


Dia Internacional da mulher

NOTA: 8 MARÇO 2021

A direção do Círculo Cultural Scalabitano deseja a todas as associadas, amigas e a todas as mulheres, um feliz dia internacional da mulher, com amor, paz e muita alegria.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


ANTÓNIO ALVES

NOTA: 05 MArçO 2021

A direção do Círculo Cultural Scalabitano informa os seus associados e amigos, do falecimento do seu sócio ANTÓNIO ALVES, elemento do Veto Teatro Oficina, antigo elemento do Coro do CCS e co-fundador do Grupo “Os Caminheiros do CCS.

Hoje é um dia triste no seio da família do CCS e, muito especialmente, na família do Veto Teatro Oficina.Um dia doloroso que dificilmente esqueceremos. Perdemos um amigo, um homem do teatro, da música, do desenho…e a quem, em novembro, por ocasião das comemorações dos cinquenta anos do Veto Teatro Oficina, o Círculo outorgou a Medalha de Honra do CCS.

Ficam as recordações de tudo que passámos juntos, lutando em prol do Círculo, da Cultura e de Santarém.

É com uma tristeza, impossível de traduzir em palavras, que hoje lhe dizemos um adeus para sempre, recordando o seu entusiasmo e a sua força de viver.

Os nossos corações choram a sua partida, mas, ao mesmo tempo, sentimos que foi um privilégio enorme ter conhecido e convivido com o António Alves, e que nos confortam as lembranças que guardamos dele.

Ao Veto Teatro Oficina, o nosso abraço na esperança de um consolo que consiga conter as suas, nossas, lágrimas.

À família, muito especialmente à sua esposa, a nossa querida amiga Delfina Alves, às suas filhas, genros, netos, sobrinhos e amigos, endereçamos os nossos sentidos pêsames.

E para ti amigo, aqui te deixo Charles Chaplin que disse uma vez:

Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que, vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar…”

E Pessoa que disse:

“Morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada”.

Até sempre e descansa em paz amigo!

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


INFORMAÇÃO

NOTA: 18 JANEIRO 2021

A direção do Círculo Cultural Scalabitano informa, com tristeza e pesar, os seus associados e amigos, do falecimento da nossa querida amiga Luísa Vale Cruz, esposa do nosso associado e agraciado de honra, Joaquim Vale Cruz, a quem endereçamos um abraço de solidariedade e apresentamos os nossos sinceros pêsames, bem como a toda a família.A saudade estará sempre presente e, através dela, a memória de quem partiu continuará viva.
Que descanse em paz.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


COMUNICADO

INFORMAÇÃO

NOTA: 14 JANEIRO 2021

Tendo em consideração o Decreto-Lei nº. 3-A/2021, o qual regulamenta o atual estado de emergência, a direção do CCS decidiu proceder à suspensão temporária das atividades presenciais do Círculo Cultural Scalabitano e até que vigor aquele decreto-lei, ou a sua prorrogação.

Informam-se todos os associados e amigos, nomeadamente os que são elementos das Secções, (OTS, Coro e Veto Teatro Oficina) de que poderão continuar a sua atividade recorrendo às plataformas digitais. Igualmente se informam os associados, pais dos alunos de Ballet e de Música, de que as aulas presenciais serão suspensas a partir do dia 15/1, podendo continuar de forma online, mediante combinação com os respetivos professores.

Desejando saúde para todas e todos,

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


SAUDAÇÕES DE ANO NOVO

NOTA: 01 JANEIRO 2021

A direção do Círculo Cultural Scalabitano deseja a todos os seus associados, às suas Seções, Academias e Departamentos, encenadores, maestros e professores, alunos e suas famílias, a todos os que contribuem para que o Círculo continue vivo, nomeadamente aos nossos patrocinadores e amigos, um ano de 2021 repleto de saúde, sucesso, harmonia e paz.

Voltaremos, neste ano, a levar por diante uma intervenção cultural assente nos nossos valores, na nossa missão e visão, mas, mais do que nunca, precisamos de incentivo e de que todos os agentes culturais façam parte de um grande cartaz cultural a nível local e regional para que possamos sobreviver, já que a cultura é um factor positivo tanto para o desenvolvimento local, como para a criação de valores de cidadania. Vamos em frente.

Bem haja todas e todos os que acreditam no movimento associativo e, neste caso, no associativismo cultural.

Feliz ano de 2021.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


Assembleia geral ordinária

CONVOCATÓRIA

NOTA: 20 NOVEMBRO 2020

Nos termos dos Artigos 14.º, 15.º e 16.º do Capítulo III, dos Estatutos do Círculo Cultural Scalabitano, convoco a Assembleia Geral Ordinária para o dia 21 de Dezembro de 2020, pelas 21:00 horas, com a presença de metade dos sócios efetivos. Se não houver quórum à hora marcada, reunirá trinta minutos depois com qualquer número de sócios efetivos.

             A Assembleia terá lugar na sede do Círculo Cultural Scalabitano, Rua do Maestro Luís Silveira n.º4, em Santarém, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Apresentação análise e votação do Plano de Atividades e do Orçamento para o ano 2021.
  2. Outros assuntos de interesse para o Círculo Cultural Scalabitano

Santarém, 20 de Novembro de 2020
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim Adriano Botas Castanho, Dr.


INFORMAÇÃO

NOTA: 04 Junho 2020

Informam-se todos os nossos associados, colaboradores e pais dos nossos alunos, que, e tendo em consideração a Resolução do Conselho de Ministro nº. 40-A 2020, a direção do Círculo Cultural Scalabitano, na sua reunião de 2/6/2020, deliberou proceder à reabertura do CCS, o que faz nos termos daquela resolução, das indicações da DGS e do nosso Plano de Contingência:
Esta reabertura terá início a 8/6/2020.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Raimundo


INFORMAÇÃO

NOTA: 28 MAIO 2020

A Direção do Círculo Cultural Scalabitano informa os seus associados e amigos, do falecimento do Senhor João Guilherme Gonçalves, co-fundador do Grupo Os Caminheiros do CCS, membro muito ativo enquanto a saúde o permitiu, pessoa muito estimada, pela sua dedicação, empenho e generosidade.
Endereçamos aos seus familiares e ao Grupo Os Caminheiros sentidos pêsames.
Que descanse em paz.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Raimundo


Assembleia geral ordinária

CONVOCATÓRIA

NOTA: 25 MAIO 2020

Nos termos do Artigo 14.º, do Capítulo III, dos Estatutos do Círculo Cultural Scalabitano e do Artigo 11.º do Regulamento Geral Interno, convoco a Assembleia Geral Ordinária para dia 25 de Junho pelas 21h00, em primeira convocação com a maioria dos sócios, reunindo em segunda convocação trinta minutos depois com qualquer número de sócios, nos termos do disposto no Artigo 16.º, parágrafo único dos Estatutos.

A Assembleia terá lugar na sede do Círculo Cultural Scalabitano, Rua do Maestro Luís Silveira, n.º 4 em Santarém, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Apresentação, análise e votação do Relatório e Contas de 2019
  2. Apresentação análise e votação do parecer do Conselho Fiscal
  3. Outros assuntos de interesse para o Círculo Cultural Scalabitano

Santarém, 25 de Maio de 2020
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCS
Joaquim Adriano Botas Castanho, (Dr)


DESMARCAÇÃO DA

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 30/03/2020

NOTA: 19 MArçO 2020

Considerando:

  • a situação de exceção que atravessamos devido ao corona vírus 19 e a necessidade de cumprimento das orientações dimanadas do Governo e da Direção Geral de Saúde;
  • que o Decreto-Lei n.º 10A/2020. de 13 de março, estipula. no artigo 18º, que as assembleias gerais, que devam ter lugar por imposição legal ou estatutária, podem ser realizadas até 30 de junho de 2020;
  • a proposta da Direção de adiamento da assembleia geral marcada para 30 do corrente mês, pelas razões expostas;

fica sem efeito a convocatória de 26 de fevereiro, para a realização da Assembleia Geral Ordinária de 30 de março de 2020.

Oportunamente será efetuada nova convocatória para realização da Assembleia Geral Ordinária destinada à apreciação, análise e votação do Relatório e Contas de 2019.

Santarém, 19 de Março de 2020
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCS
Joaquim Adriano Botas Castanho, (Dr)


ACADEMIAS

NOTA: 12 MArçO 2020

A Direção do Círculo Cultural Scalabitano, em reunião de direção de 12/03/2020, deliberou por unanimidade suspender as actividades das suas academias a partir de segunda-feira dia 16 de março até ao dia 9 de abril.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nunes Raimundo


COVID – 19

PLANO DE CONTINGÊNCIA

NOTA: 11 MArçO 2020

Aprovado em reunião de direção de 11/03/2020 o Plano de Contingência do Círculo Cultural Scalabitano.

O Presidente da Direção do CCS
Eliseu Manuel Nuns Raimundo


Disponibilizamos aos sócios, amigos e público em geral, parte do nosso espólio fotográfico com registos anteriores à sua fundação e outros já nos finais do séc. XX.
Nesta compilação poderemos visualizar fotografias do Orfeão Scalabitano, dos Coros do CCS, momentos de Teatro, das orquestras, também dos vários Maestros que por esta casa passaram, ainda do Ballet nos anos 50/60, dos inícios do VETO Teatro Oficina, das aulas de formação musical, das Madrinhas, etc.

Protocolos exclusivos dos Sócios do CCS

O Círculo Cultural Scalabitano tem protocolos assinados com diversas entidades. Protocolos esses que permitem aos sócios do CCS usufruir de descontos na aquisição de produtos e/ou serviços.
O CCS tem protocolos com as seguintes entidades: