Homenagem
“Ilustres Amigos”
20 Dezembro 2008 | 16:00h C.C.S.
O Círculo Cultural Scalabitano continua a desenvolver o seu programa comemorativo do 54.ª aniversário, homenageando dois “Ilustres Amigos”, José Luís Nazareth Barbosa e Eulália Teigas Marques, a título póstumo, no próximo dia 20 de Dezembro, com início às 16h, na sua sede.
José Luís Nazaré Barbosa iniciou em 1952 uma colaboração intensa, dedicada e entusiasmada à apresentação do Coral Infantil Scalabitano, integrando, ainda, o Clube Literário Guilherme de Azevedo, tendo tido como parceiros, figuras relevantes da cultura escalabitana e nacional, como o Maestro Luís Silveira, o Professor Fernandes, os maestros Fernando Cabral e Joel Canhão. No ano da fusão do Clube Literário e do Orfeão Scalabitano – 1954 – iniciou uma forte relação com a Orquestra Típica Scalabitana, participando como apresentador e poeta. Os concertos passaram a contar com a figura benquista de um homem que entregou o seu coração à elevação da Orquestra Típica, empregando a sua alegria, o seu conhecimento e o seu gosto pela escrita, na concepção de uma grande parte das letras que fizeram, e fazem ainda, parte do seu repertório e que representam verdadeiramente a alma de um povo e de um território – Santarém, o Ribatejo e as suas gentes.
Eulália Teigas Marques, que nos deixou, ainda há bem pouco tempo, foi uma voz exímia do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, hoje difícil de igualar, e braço direito da maestrina Tilita Valente, mas também, uma mulher consciente e participativa, uma autêntica cidadã, tendo integrado os corpos dirigentes desta associação nos anos após o 25 de Abril. Uma verdadeira amiga do peito, de vontade férrea, Eulália ambicionava que todos pudessem viver a sua mensagem, na defesa da música ou na defesa do património. Como professora aspirou sempre mais conhecimento, o que a levou, mais uma vez, aos bancos da Universidade para concluir o Mestrado, o que lhe conferiu o diploma de historiadora, prosseguindo investigações que divulgou nas suas aulas, mas também em inúmeras conferências.
Duas personalidades marcadas pela amizade e dedicação plena às causas da arte e da música que merecem o reconhecimento do Círculo Cultural Scalabitano. Bem hajam!
Luísa Barbosa