EDIFÍCIO

O Edifício

Recuperação, Remodelação e Ampliação do Espaço “Círculo”


O Teatro Taborda, que foi construído no princípio do século XX, apresentava já nos inícios dos anos 80 uma acentuada degradação que um incêndio ocorrido em 3/Junho/1994 praticamente destruiu. Por este espaço há muito apresentar sintomas de envelhecimento, a direcção sentiu a necessidade de encontrar uma solução que desse resposta ás necessidades das Secções criando um espaço de qualidade onde se pudesse trabalhar em simultâneo.

O projecto desenvolvido destinou-se a executar uma intervenção global ao nível da recuperação, remodelação e ampliação do edifício. Pela dimensão da intervenção e para garantir a necessária coesão das Secções, a direcção faseou a mesma, para permitir o funcionamento das actividades no espaço “círculo” durante o período.

A primeira fase constituída pela ampliação, na qual foi incluído: Estúdio/Sala de Ensaios, Bar/Zona de Estar, Estúdio de Dança, teve início em 07/Janeiro/1994, sendo concluída 12 meses depois.

A segunda fase, constituída pela recuperação e remodelação do teatro, com especial incidência ao nível da estabilidade do imóvel, cobertura, espaços de circulação, sala de espectáculos, caixa de teia, galeria de acessos e camarins, teve início em Setembro de 1995, tendo atingido a concretização global do projecto, com a inauguração a 07/Abril/1997.

Esta intervenção que recuperou um imóvel de interesse patrimonial, foi de elevada complexidade, tendo sido possível através do empenhamento de uma vasta equipa que incluiu a firma empreiteira, e todo uma equipa técnica que dia a dia viveu todos os imprevistos e as dificuldades que caracterizaram a obra.

Mereceu o reconhecimento do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Santarém, foi premiado em 1994 pela Acção Cultural da Comissão das Comunidades Europeias, cujo tema foi “Edifícios e Locais Históricos” relacionados com artes e espectáculos e pela Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém, com o primeiro prémio 1998 “Cidade a Defender”.


Francisco Jerónimo (Engº.) Junho de 2004

 
Recuperação

Recuperação

Salão pouco antes do início das obras.

Ampliação

Ampliação

Visão exterior

Visão exterior

Anexo

Anexo

Concluído

Inauguração 1ª fase

Inauguração 1ª fase

Ministro das Obras Públicas e Planeamento do Território
Sala da Orquestra

Sala da Orquestra

Auditório

Auditório

Visita

Visita

dos Vereadores da CMS
Segunda Fase

Segunda Fase

Traseiras

Segunda fase

Segunda fase

Pátio entrada

Teatro Taborda

Teatro Taborda

Auditório

 

 

 

 

 

 

 

Inauguração da 2.ª fase  07/Abril/1997