Notícias 2008

< Ver Arquivo 2011 > < Ver Arquivo 2010 > < Ver Arquivo 2009 >
< Ver Arquivo 2007 > < Ver Arquivo 2006 >

Janeiro | Fevereiro |Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

¬ Dezembro

“Magic Songs”

Sábados 27 Dezembro e 3 de Janeiro, no C.C.S. 21:30h

“Magic Songs”
Clique para ver maior
A soprano Eduarda Soeiro e o Tenor Filipe De Moura vão dar dois concertos na cidade de Santarém, dias 27 de Dezembro e 3 de Janeiro, ambos no Círculo Cultural Scalabitano (CCS), pelas 21h30. Serão interpretadas músicas bastante conhecidas, como clássicos da Disney, Fantasma da Ópera, Moulin Rouge, entre muitas outras. Será um concerto para toda a família. (Reserva de bilhetes no CCS)

Homenagem

“Ilustres Amigos”

20 Dezembro 16:00h C.C.S.

José Luís Nazareth Barbosa
Clique para ver maior
O Círculo Cultural Scalabitano continua a desenvolver o seu programa comemorativo do 54.ª aniversário, homenageando dois “Ilustres Amigos”, José Luís Nazareth Barbosa e Eulália Teigas Marques, a título póstumo, no próximo dia 20 de Dezembro, com início às 16h, na sua sede.
José Luís Nazaré Barbosa iniciou em 1952 uma colaboração intensa, dedicada e entusiasmada à apresentação do Coral Infantil Scalabitano, integrando, ainda, o Clube Literário Guilherme de Azevedo, tendo tido como parceiros, figuras relevantes da cultura escalabitana e nacional, como o Maestro Luís Silveira, o Professor Fernandes, os maestros Fernando Cabral e Joel Canhão. No ano da fusão do Clube Literário e do Orfeão Scalabitano - 1954 - iniciou uma forte relação com a Orquestra Típica Scalabitana, participando como apresentador e poeta. Os concertos passaram a contar com a figura benquista de um homem que entregou o seu coração à elevação da Orquestra Típica, empregando a sua alegria, o seu conhecimento e o seu gosto pela escrita, na concepção de uma grande parte das letras que fizeram, e fazem ainda, parte do seu repertório e que representam verdadeiramente a alma de um povo e de um território - Santarém, o Ribatejo e as suas gentes.
Eulália Teigas Marques
Clique para ver maior
Eulália Teigas Marques, que nos deixou, ainda há bem pouco tempo, foi uma voz exímia do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, hoje difícil de igualar, e braço direito da maestrina Tilita Valente, mas também, uma mulher consciente e participativa, uma autêntica cidadã, tendo integrado os corpos dirigentes desta associação nos anos após o 25 de Abril. Uma verdadeira amiga do peito, de vontade férrea, Eulália ambicionava que todos pudessem viver a sua mensagem, na defesa da música ou na defesa do património. Como professora aspirou sempre mais conhecimento, o que a levou, mais uma vez, aos bancos da Universidade para concluir o Mestrado, o que lhe conferiu o diploma de historiadora, prosseguindo investigações que divulgou nas suas aulas, mas também em inúmeras conferências.
Duas personalidades marcadas pela amizade e dedicação plena às causas da arte e da música que merecem o reconhecimento do Círculo Cultural Scalabitano. Bem hajam!

Luísa Barbosa

Concerto de Natal

17 de Dezembro


Clique para ver maior.
O Coro do C.C.S. sob a direcção do Maestro António Matias, realiza no próximo dia 17 de Dezembro, pelas 21.00h, na Igreja de Marvila, o seu habitual concerto de Natal - “O Esplendor do Natal”.
Este ano com a particularidade de, na segunda parte, se apresentar acompanhado pelo “Ensemble de Madeiras da Orquestra de Sopros da Figueira da Foz”.
Veja aqui o programa do concerto (em pdf).

Sarau Anual Comemorativo do 54.º Aniversário do C.C.S.

“Nas Margens do Rio Tejo”

À espera da maré cheia, no mar do esquecimento.

Cartaz
Clique para ver maior
Espectáculo musical, evocativo da vida àrdua dos Avieiros, com intervenção da Orquestra Típica Scalabitana, Côro do Círculo Cultural Scalabitano, Veto Teatro Oficina,Departamento de Dança do CCS e Sala D`Armas do CCS , com participação especial e colaboração da Banda Filarmónica da Sociedade Instrução e Cultura Musical da Gançaria, Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Rancho Folclórico do Vale de Santarém e Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo.
Texto e Encenação de José Ramos, Poemas de Luís Nazareth Barbosa.
Em Dezembro no Teatro Sá da Bandeira dias:

  • 12 e 13 às 21:30h
  • 14 às 16.00h
  • 19 às 21.30h
  • 21 às 16.00h

Bilhetes à venda na sede do Círculo Cultural Scalabitano e, nos dias dos espectáculos, no Teatro Sá da Bandeira.

top

¬ Novembro

Passeio

22 de Novembro

“República e Democracia”

Cartaz
Clique para ver maior
O Círculo Cultural Scalabitano promove uma visita à exposição “JOSÉ RELVAS, o Conspirador Contemplativo” patente na Assembleia da República e, ainda, à Casa-Museu Anastácio Gonçalves. Esta visita é aberta a todos os sócios e amigos desta associação, no próximo dia 22 de Novembro, Sábado, com início às 8.30h, junto ao IPJ e Centro Regional de Segurança Social.
O passeio enquadra-se no espírito do Ciclo de Conferências “República e Democracia”, sendo uma das formas de conhecer o espólio de José Relvas, o proclamador da República no dia 5 de Outubro de 1910, homem do Ribatejo, nascido na Golegã em 1858, percorrendo os corredores de um belíssimo “Monumento Nacional”, de estilo neoclássico, onde está sedeado o órgão de soberania mais relevante da democracia portuguesa. No mesmo dia, à tarde, está programada a visita à Casa-Museu de Anastácio Gonçalves, sendo este o nome do seu anterior proprietário, também ele, nascido no Distrito de Santarém, nomeadamente em Alcanena, em 1888, importante coleccionador de arte, que adquiriu a casa, mandada construir por José Malhoa, no mesmo ano em que foi edificada a Casa dos Patudos, em 1905; afinal, José Malhoa foi o pintor oficial de José Relvas e de Anastácio Gonçalves.

Programa

  • 8.15h – Concentração junto ao IPJ/Centro Regional de Segurança Social
  • 8.30h – Partida para Lisboa
  • 9.45h – Chegada a Lisboa, Assembleia da República
  • 10h / 10.15h – Visita guiada à exposição “JOSÉ RELVAS, o Conspirador Contemplativo”
  • 11.30h – Visita guiada ao Palácio de São Bento [A Confirmar]
  • 12.30h – Almoço (livre)
  • 15h – Visita à Casa-Museu Anastácio Gonçalves
  • 17h- Partida com destino a Santarém (IPJ/CRSS)

Carta Aberta ao Presidente do Instituto Bernardo Santareno

17 de Novembro

Senhor Presidente,
Tendo por base um princípio que é apanágio do Círculo Cultural Scalabitano, ou seja a frontalidade, o dizer "olhos nos olhos" (em vez de "mandar dizer") o que nos vai na alma, a par dos princípios da clareza, da transparência, da liberdade, da verdade e do respeito pelos nossos associados em particular e pelos escalabitanos em geral, e ainda pelo respeito, consideração e amizade que nutrimos por V. Ex.ª, tomamos a liberdade de lhe escrever e tornar públicas as linhas que se seguem.[...]

top

¬ Outubro

A S.A.S. no FITIJ

17 a 26 de Outubro

“Brincadeiras Medievais”

SAS
S.A.S.
Scalabis Circulus
O VIII Festival Internacional de Teatro de Santarém irá decorrer de 17 a 26 de Outubro. Neste evento irá participar a Sala d’Armas de Santarém do C.C.S., na sua vertente artística, no Sábado dia 25, pelas 16.00h no Miradouro do Sacapeito(atrás da Escola Secundária Ginestal Machado). Esta apresentação intitula-se “Brincadeiras Medievais” e a entrada é livre.

 

 

“Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade” volta à cena

17 de Outubro - Teatro Taborda


Clique para ver as
fotos do autocarro
especificamente decorado
com o tema da peça.
Após o regresso aos palcos, no passado dia 20 no Teatro de Alcanena, com a peça “Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade“, o Veto Teatro Oficina subirá de novo ao palco do Teatro Taborda no dia 17 de Outubro, Sábado, num espectáculo para a Freguesia de Marvila. Após esta apresentação seguir-se-ão outras no Teatro Taborda do C.C.S. e T.S.B. No mês de Novembro esta peça voltará à digressão contando com o importante apoio da Rodotejo para as suas deslocações.
Agenda dos espectáculos:

  • 17/Outubro - Teatro Taborda
  • 31/Outubro - Teatro Taborda
  • 01/Novembro - TSB
  • 02/Novembro, matiné - TSB
  • 02/Novembro 21:30h - TSB
  • 15/Novembro - Samora Correia
  • 30/Novembro - Cascais

“A Água Também Se Lava”

Postal
Clique para ver maior
No dia Nacional da Água 1 de Outubro, e Ano do Internacional do Saneamento, o Veto Teatro Oficina estreou no Teatro Sá da Bandeira a peça para crianças “A Água Também Se Lava”. Após a estreia seguiram-se durante toda a semana em duas e três sessões diárias mais 10 apresentações.
Este trabalho, numa colaboração com as Águas de Santarém Site Externo., baseou-se num texto de Filomena Pereira, adaptado e encenado por Nuno Domingos, selecção musical de José Ramos, desenho de luzes de Hélder Santos, realização vídeo de João Fronteira, design gráfico de Pedro Marcos, fotografia de Nuno Ferreira, contando com a interpretação de Ana Gargaté, António Júlio e Bruno Alves.
As fotos deste trabalho estão disponíveis aqui.

Aulas de Canto

Técnica Vocal e Técnicas de Respiração

Carlos Mendes
Clique para ver maior
Estão abertas inscrições para aulas de Canto - Técnica Vocal e Técnicas de Respiração - dirigidas por Carlos Mendes. Estas aulas terão o seu início no mês de Outubro.
Para mais informações contacte-nos.
Carlos Mendes conta com uma carreira musical de mais de 45 anos. Inicia nos anos 90 aulas de Canto Lírico com a Professora Cristina de Castro, estuda com a cantora lírica Isabel Maya e, mais tarde, com a professora Liliana Bizinech, aperfeiçoa as técnicas de canto e repertório. Faz vários concertos na área do Canto Lírico com o “Ensemble Tritonus” e frequenta vários workshops e Masterclass nomeadamente na Coruña com o professor Fernando Balboa com quem estuda actualmente.

top

¬ Agosto

Actuação do Coro do CCS

22 de Setembro - ESAS

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano actua no próximo dia 22 de Setembro pelas 10:00h na Escola Superior Agrária de Santarém durante a Sessão Solene de Abertura do ano lectivo.
Esta actuação tem a particularidade de ser a primeira apresentação deste coro sob a regência do seu novo maestro, António Matias.

Ano Lectivo 2008/2009

01 Setembro

Iniciam hoje, dia 1 de Setembro, as actividades do Departamento de Dança do C.C.S., Pilates e Ballet.
Pode consultar os horários destas actividades a partir das seguintes ligações:

Estão também abertas as inscrições para estas actividades, para o Departamento de Esgrima, que iniciará a sua actividade no dia 15 de Setembro, Viola, Guitarra Eléctrica, e Oficina da Música (já em actividade).

Para mais informações Veja os nossos contactos aqui.

NOTA: Caso não seja sócio e pretenda frequentar alguma das actividades propostas pode, no acto da inscrição, fazer a sua proposta de sócio do C.C.S.

Horário de Verão

Julho / Agosto

O C.C.S. funcionará durante os meses de Julho e Agosto no seguinte horário:

  • 09.00h / 13:00h
  • 14:00h / 17:00h

¬ Julho

Actuação do Coro do C.C.S.

05 de Julho

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano participará no Encontro de Coros do Ribatejo no dia 5 de Julho em Torres Novas.

A OTS participa nos 120 Anos do Ensino Agrário

03 Julho 21:30h

A Orquestra Típica Scalabitana actua no próxima dia 3 de Julho, pelas 21:30h no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém Site Externo. nas comemorações dos 120 Anos do Ensino Agrário em Portugal.

top

¬ Junho

Ballet - Apresentação

21 de Junho

miniatura
Clique para ver maior
Dia 21 de Junho no TSB o Departamento de Dança do C.C.S. encerrará o ano lectivo com a habitual apresentação das suas classes de Ballet sob a direcção de Encarnação Noronha.
Esta apresentação realizar-se-á em duas sessões, a primeira ás 17:30h e a segunda ás 21:30h com a duração de 60 minutos cada.

“O Regicídio - Texto e Imagem”

21 de Junho - 17:00h

Com Maria Alice Samara e Rui Tavares

Ciclo de Conferências - República e Democracia
Clique para ver maior
O Círculo Cultural Scalabitano apresenta, no próximo dia 21 de Junho de 2008, sábado, 17 horas, na sua sede, a conferência “O Regicídio - Texto e Imagem” – que será proferida por dois proeminentes historiadores da nova geração - Maria Alice Samara e Rui Tavares - que registam os factos da efeméride e interpretam as suas circunstâncias e consequências, integrada no Ciclo de Conferências 2008, subordinado ao tema Cem Anos da República - República e Democracia.
Com esta conferência - “O Regicídio - Texto e Imagem” - a direcção do Círculo Cultural Scalabitano pretende contribuir para o debate e o aprofundamento dos valores democráticos na sociedade portuguesa, através de estudos de grande relevo para a compreensão do período de transição da Monarquia para a República que foi um dos mais ricos da história recente de Portugal.
O “Texto”, por Maria Alice Samara, descreve o cenário, as personagens, os acontecimentos e as consequências do atentado, recorrendo ao testemunho dos principais escritora, políticos e jornais da época. A “Imagem”, por Rui Tavares, acompanha a cobertura jornalística do regicídio, feita pela Ilustração Portuguesa. Através das representações iconográficas do atentado, revela a forma como os acontecimentos foram recebidos e comunicados em Portugal e pelo resto do mundo.
Ambos são autores do livro O Regicídio, recentemente editado pela Tinta da China e têm currículos exemplares: Maria Alice Samara é destacada historiadora, investigadora do Instituto de História Contemporânea e doutoranda em História do Século XX, na Universidade Nova de Lisboa e Rui Tavares é um reconhecido cronista, comentador dos jornais e televisão, escritor, investigador e doutorando Histoire et Civilisation na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

an!mal apresenta “O Estendal”

15 de Junho no Teatro Taborda - C.C.S.

An!mal apresenta “O Estendal“
Clique para ver maior
Após a estreia no dia 1 de Junho, volta à cena, dia 15 no Teatro Taborda, “O Estendal” pelo Grupo de Teatro Juvenil an!mal Site Externo..
Ler mais sobre “O Estendal” ».

 

 

 

 

Oficina de Teatro da Escola Alexandre Herculano

7 de Junho no Teatro Taborda - C.C.S.

Nota de Imprensa

A Oficina de Teatro da Escola Alexandre Herculano apresenta-se no Círculo Cultural Scalabitano, no próximo dia 7 de Junho a partir das 15h, sob a direcção do professor Rui Lopes.
As turmas de 8.º e 9.º ano da disciplina de Oficina de Teatro apresentam os trabalhos que desenvolveram ao longo do ano lectivo, nessa disciplina, no palco do Teatro Taborda, podendo ter, desta forma, a primeira experiência de pisar um verdadeiro palco de teatro, o palco onde Mário Viegas se estreou, em 1968, tendo de imediato partido para Lisboa onde se realizou profissionalmente, sendo um dos nossos ícones nacionais.

A OTS nas “Corridas de Toiros de Santarém”

06 de Junho

A OTS em 2006 no TSB no seu 60.º aniversário. - Foto Trifoto
Clique para ver maior
A convite da C.M.S. a Orquestra Típica Scalabitana actuará no próximo dia 6 de Junho pelas 21:00h nas “Corridas de Toiros de Santarém” Site Externo. a realizar de 6 a 15 de Junho no Campo Infante da Câmara.

No dia 14 de Junho apresenta-se nas Festas de Sto António dos Riachos.

A S.A.S. em Machico-Madeira

05 de Junho

SAS
S.A.S.
Scalabis Circulus
A Sala d'Armas de Santarém, na sua vertente artística “Scalabis Circulus”, parte hoje dia 5 para a Madeira afim de participar no “Mercado Quinhentista de Machico” Site Externo. evento a realizar de 6 a 8 de Junho.

 

 

 

A estreia do “O Estendal”

Nota de Imprensa 2 de Junho

Estendal Cartaz O grupo an!mal, apresentou em estreia absoluta e inédita, no palco do Teatro Taborda, a peça O ESTENDAL, da autoria de Joana Neves Oliveira, uma jovem e novíssima dramaturga escalabitana, a qual igualmente encenou, em colaboração estreita com Francisco Selqueira, experimentado actor amador e palhaço do Veto Teatro Oficina.
Foi no Dia Mundial da Criança, dia 1 de Junho, que o grupo composto por dez jovens entre os 14 e os 18 anos - Andreia Inácio, Carina Silva, Catarina Almeida, Cátia Reis, Elena Sacultanu, Filipa Guia, Luís Coelho, Patrícia Marques, Sara Tanqueiro, William Tourinho - muito interessantes, representando com grande responsabilidade e afirmação, de forma bem conseguida e divertida que fez dobrar o riso e vibrar de alegria os mais pequenitos e os adultos que os acompanhavam e que encheram a sala em duas sessões. O texto inédito, rico em palavras, cuja mensagem se traduzia sempre num ensinamento, realizado a partir da literatura clássica, cujos animais são extraídos de fábulas tradicionais , que se iniciou no Oriente e passou para Ocidente. A música ao vivo marcou presença e encheu o palco de sonoridades adequadas e agradáveis, com Pedro Ferreira na bateria e guitarra eléctrica, e Francisco Selqueira na harmónica. O desenho de luz foi de Francisco Cercas, os cartazes de António Paredes. Contou-se sempre com o apoio do Veto Teatro Oficina, o Círculo Cultural Scalabitano e da Câmara Municipal de Santarém. [LB]
Saber mais sobre “O Estendal” »

an!mal apresenta “O Estendal”

1 de Junho às 16h e 17h no Teatro Taborda - C.C.S.

An!mal apresenta “O Estendal“
Clique para ver maior
Estreia no Teatro Taborda - C.C.S. dia 1 de Junho.
O dia 1 de Junho é o dia mundial da criança e, este ano, é também o dia de estreia da peça de teatro “O Estendal”, pelo Grupo de Teatro Juvenil an!mal Site Externo..
Este grupo constituiu-se em Outubro de 2007, como prolongamento das aulas de Oficina de Teatro da Escola do Ensino Básico de Alexandre Herculano, leccionadas pelo professor Rui Lopes, mentor do projecto. Encontra-se, desde o primeiro momento, sedeado no Círculo Cultural Scalabitano e é, essencialmente, formado por ex-alunos da referida escola, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, acompanhados por Rui Lopes, Joana Oliveira e Francisco Selqueira. Ao grupo veio ainda juntar-se Pedro Ferreira, em resposta às necessidades de formo musical.
O an!mal deu-se a conhecer com a peça “ADN - Ácido Desoxirribonucleico”, de Dennis Kelly, com encenação de Rui Lopes, integrada no projecto Panos – Palcos Novos Palavras Novas, da Culturgest Site Externo.. Depois de diversas apresentações em Santarém, num espaço de duas semanas, o grupo deslocou-se a Lisboa, no dia 16 de Maio, na sequência de ter sido seleccionado pelo júri da Culturgest no âmbito do já mencionado projecto Panos. Brevemente, o “ADN” regressará ao palco do Taborda.
É também no Teatro Taborda, do Círculo Cultural Scalabitano, pelas 16 horas e, logo em seguida, pelas 17 horas do dia 1 de Junho, que estreará a peça de teatro infantil “O Estendal”, de Joana Oliveira, com encenação de Joana Oliveira e de Francisco Selqueira.
"Que histórias pode contar um estendal?"
A acção desta peça, especialmente criada a pensar nas crianças, gira à volta de um trio de vizinhas velhotas, muito, muito divertidas, que, enquanto estendem roupa, vão convocando para o palco personagens bem conhecidas da literatura clássica, assim como simpáticos animais extraídos de fábulas tradicionais… do Oriente ao Ocidente! Duração: 40min. [LB]

Ficha Técnica:

  • Texto: Joana Oliveira
  • Encenaçã: Joana Oliveira, Francisco Selqueira
  • Elenco: Andreia Inácio, Carina Silva, Catarina Almeida, Cátia Reis, Elena Sacultanu, Filipa Guia, Luís Coelho, Patrícia Marques, Sara Tanqueiro, William Tourinho.
  • Música original: Pedro Ferreira
  • Música ao vivo: Pedro Ferreira e Francisco Selqueira
  • Desenho de Luz: Francisco Cercas
  • Guarda-Roupa: an!mal com o apoio do Veto Teatro Oficina
  • Guarda-Roupa: an!mal com o apoio do Veto Teatro Oficina
  • Cenário: an!mal com o apoio do Veto Teatro Oficina
  • Carpintaria de Cena: Francisco Selqueira
  • Cartaz: António Paredes
  • Apoios: Círculo Cultural Scalabitano, Veto Teatro Oficina, Câmara Municipal de Santarém

 

top

¬ Maio

“Na Corte do Rei Príncipe”

25 Maio 16:00h - TSB

Cartaz

Clique para ver maior.
No próximo dia 25 de Maio pelas 16:00h no TSB o VETO apresenta “Histórias da História de Portugal - Na Corte do Rei Princípe” .
Três amigos, ao brincar no sotão do avô, sem saber como, viajam no tempo até à corte de D. João II. Assistem então ao relato de Bartolomeu Dias, na viagem em que dobrou o Cabo das Tormentas, após o encontro com o "Mostrengo". Tremem de medo, mas tudo acaba bem e conseguem regressar ao sótão, depois de aprender danças da época. Um espectáculo, onde o divertimento se associa à fantasia, numa "viagem" pela História de Portugal.

  • Leia a sinopse aqui
  • Texto: Eliseu Raimundo
  • Encenação: Nuno Domingos
  • Elenco: Ana Gargaté, Susana Alves, Bruno Alves

Ciclo de Conferências

15 de Maio

Ciclo de Conferências - República e Democracia
Clique para ver maior
“Cem Anos da República - Democracia e República”

Com o objectivo de iniciar a comemoração da implantação da República Portuguesa, a Direcção do Círculo Cultural organiza um Ciclo de Conferências, relembrando os valores democráticos que foram impulsionados pelo movimento republicano português cujo desenvolvimento culminou com a implantação da república em Portugal, subordinado ao tema: Cem Anos da República - Democracia e República. Do seu programa constam várias conferências até ao final do ano; a primeira conferência inaugural - “Igualdade de Género” - será proferida pelo Dr. Joaquim Adriano Botas Castanho, no dia 15 de Maio, 5.ª feira, pelas 21h30m, prosseguindo em Junho.

an!mal na Culturgest

Nota de Imprensa - 20 Maio

Grupo An!mal na Culturgest
Clique para ver maior
O grupo de teatro an!mal Site Externo. apresentou a peça “ADN-Ácido Desoxirribonucleico” no Palco do Grande Auditório da Culturgest Site Externo., na passada sexta-feira, dia 16 de Maio, no âmbito do Festival de Encerramento do Programa Panos, para o qual foi seleccionado, tendo tido a honra de ser convidado para a sua abertura, na qual esteve presente o próprio autor do texto, o jovem e já prestigiado dramaturgo inglês Dennis Kelly.
O espectáculo, que encheu inteiramente a bancada, foi muito bem recebido pelo público, tendo sido aplaudido de pé, um verdadeiro sucesso. Dennis Kelly mostrou-se, igualmente, muito satisfeito com a qualidade geral da encenação e com a interpretação dos actores em particular, tendo comentado após a peça - "It´s Fantastic! It´s Amazing!".
O grupo juvenil acompanhou os restantes dias do Festival, o que proporcionou o convívio com outros grupos de vários pontos do país, assim como a possibilidade de assistir a trabalhos de grande qualidade realizados por jovens actores e pelos seus encenadores. Para este terceiro Festival, foram seleccionados grupos de Albufeira, Rio Maior, Fundão, Rio de Mouro, Tondela, Viana do Castelo, Benedita e Santarém.
O grupo an!mal, associado ao Círculo Cultural Scalabitano, contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e do Instituto Bernardo Santareno para esta deslocação a Lisboa.
[LB]
Veja algumas fotos aqui.

an!mal na Culturgest

Nota de Imprensa - 8 de Maio

an!mal apresenta “ADN Ácido Desoxirribonucleico“
Clique para ver maior
O grupo de teatro juvenil an!mal Site Externo., de Santarém, foi distinguido pelo Júri do projecto de âmbito nacional, PANOS, tendo sido seleccionado, entre sete grupos, para se apresentar no Festival de Encerramento, que decorrerá na Culturgest, em Lisboa, no próximo dia 16 de Maio, pelas 21.30h.
Este grupo, dirigido pelo professor Rui Lopes, constituído exclusivamente por jovens, uns da Escola Alexandre Herculano e outros da Ginestal Machado, integrou o programa PANOS promovido em Portugal pela Culturgest Site Externo., iniciou os seus ensaios em Outubro de 2007, tendo sido acolhido no Círculo Cultural Scalabitano.
O programa PANOS, na sua terceira edição, juntou 25 grupos de teatro escolar/juvenil, de todo o país, oferecendo quatro peças inéditas, duas em estreia absoluta (de Luísa Costa Gomes e Patrícia Portela) e duas em estreia nacional (de Letizia Russo e Dennis Kelly).
As estreias foram analisadas por um comité de selecção que escolheu dois grupos por cada peça, perfazendo assim um total de oito espectáculos, que serão apresentados entre o Pequeno e o Grande Auditório da Culturgest, com duas sessões no dia 16 e as restantes seis divididas pelos dias 17 e 18 deste mês.
A peça ADN, de Dennis Kelly, estreada com êxito e admiração no Teatro Sá da Bandeira no dia 26 de Abril, an!mal Site Externo. recebeu honras de primeiro plano, pois abrirá o Festival de Teatro no próximo dia 16, no Grande Auditório da Culturgest, sendo esperada a presença do autor, considerado um dos dramaturgos ingleses mais interessantes da actualidade.
Entre os sete grupos que se encontravam a encenar esta peça, foi também seleccionado o grupo Histérico, do Fundão. Os critérios utilizados para a escolha foram essencialmente os mesmos em que se baseia a crítica teatral, tendo também em conta o aproveitamento dos recursos e as soluções originais encontradas para a encenação, com particular atenção à qualidade geral da interpretação dos actores. O Festival terá ainda duas extensões regionais, em Viseu/Tondela e em Guimarães, o que permitirá a circulação dos grupos pelo país.
Felicitamos o grupo an!mal Site Externo. e desejamos-lhe muitos sucessos futuros. [LB]

Teatro da Trindade Rendido a “Santareno” do VETO

Nota de imprensa - 6 de Maio

VETO no Teatro Trindade - Lisboa
Clique para ver maior
O muito público presente no Teatro da Trindade em Lisboa, aplaudiu longamente e de pé, o Veto Teatro Oficina e o seu espectáculo “Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade“, no passado do sábado, dia 3 de Maio.
A apresentação em Lisboa vinha sendo preparada já há algum tempo. A organização que envolveu o Círculo Cultural, o INATEL / Teatro da Trindade e a Câmara de Santarém, procurou atrair com sucesso, personalidades da área do espectáculo, e foi coroada de sucesso, com a presença de actores e músicos bem conhecidos, além de outras pessoas ligadas ao mundo do espectáculo que, conferiram à sessão um frenesim mais acentuado, que as primeiras cenas rapidamente fizeram desaparecer.
Um ritmo perfeito, um tempo e uma representação de grande qualidade, uma sintonia de marcações exemplar, um desempenho técnico verdadeiramente soberbo, conferiram a esta deslocação do Veto a Lisboa uma elevadíssima qualidade, bem atestada pela interrupção do espectáculo com aplausos e pelo apreço final com que o publico brindou os actores, desde os mais jovens aos mais experientes.
“Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade“, chega a este espectáculo, com uma rodagem assinalável por palcos da nossa região. Até agora, o Veto já tinha apresentado com grande êxito, esta produção sobre a vida do grande dramaturgo natural de Santarém, para além da cidade, onde foi à cena dez vezes, em Abrantes, Sobral de Monte Agraço, Almeirim, Rio Maior, Cartaxo, Baixa da Banheira, Almada e Montijo, a que se juntou agora o teatro da Trindade, estando previstas mais algumas apresentações até às férias.
Para o Veto e para o seu projecto de dar a conhecer o grande dramaturgo que indiscutivelmente é Bernardo Santareno, esta foi uma jornada de grande satisfação e prazer.
Recorda-se que a peça estruturada a partir de textos de José Ramos e Fernanda Narciso, e com leves alterações excertos de trabalhos do próprio autor, em que a vasta epistolografia tem particular importância, conta em duas partes, a vida de António Martinho do Rosário, desde o seu nascimento, passando pela ingenuidade juvenil, a personalidade forte do pai, o carinho da mãe, a fé religiosa, as muitas apaixonadas que lhe dedicaram amores eternos, até à sua licenciatura em Coimbra (primeira parte).
Depois, foi o voltar para Lisboa, as dificuldades, as perseguições, os amigos, a censura dos seus trabalhos, a admiração do mundo artístico, a doença e as dificuldades e finalmente a liberdade, a coisa que mais ambicionou, neste leitura do Veto Teatro Oficina.
É com esse imenso grito de regozijo com a vida e com a liberdade que o espectáculo termina, assinalando a reconciliação do homem consigo próprio e com o mundo que o rodeava.
Bernardo Santareno, António Martinho do Rosário faleceu em 1980, mas essa é conta de outro rosário, pois o Veto optou por homenagear Santareno, terminando o espectáculo com o 25 de Abril de 1974.
Como sempre, o espectáculo terminou com o representante do grupo a dar conta do prazer em ter podido realizar a função e agradecendo ao público por lho ter permitido, concluindo com a solicitação de sempre:"Se gostaram digam aos Vossos amigos, se não gostaram digam aos Vossos inimigos, mas digam, nós vamos andar por aí num teatro do país a apresentar “Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade“".
Leia mais sobre este trabalho aqui »

top

¬ Abril

AN!MAL apresenta “ADN”

30 de Abril

An!mal apresenta “ADN“
Clique para ver maior
Após a estreia no T.S.B. dia 26 de Abril pelas 21:45h fará as próximas apresentações no Teatro Taborda (C.C.S.) nos dias:

  • 30 de Abril, 22.00h
  • 03 de Maio, 22.00h
  • 10 de Maio, 22.00h

an!mal Site Externo. é um grupo de teatro formado maioritariamente por ex-alunos da E.B. 2,3 Alexandre Herculano, com o apoio do Círculo Cultural Scalabitano.
Surgiu como um prolongamento natural das aulas de Oficina de Teatro, contando actualmente com cerca de 25 elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, acompanhados por Rui Lopes, Joana Oliveira e Francisco Selqueira.
A par desta participação no programa Panos, o “AN!MAL” prepara ainda um espectáculo para crianças, “O Estendal” - a estrear no dia 1 de Junho.
Esta peça, foi escrita por Dennis Kelly propositadamente para o NT Connections, um festival de teatro promovido pelo National Theatre de Londres e que inspirou o PANOS - Palcos Novos Palavras Novas Site Externo. que é um projecto anual da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, conta com a tradução do reconhecido escritor Jacinto Lucas Pires. Os vários grupos de teatro que aderiram a este projecto serão avaliados e os melhores apresentar-se-ão na Culturgest no mês de Maio.
A acção de “ADN - Ácido Desoxirribonucleico” decorre numa floresta onde um grupo de adolescentes se reúne por ter agido de forma perniciosa. À medida que a acção evolui, essa solidariedade, recém-descoberta, começa a abrir brechas. Lê-se, ainda, no folheto da peça: "Se és um adolescente e fizeres uma coisa mesmo, mesmo má, o que é que deves fazer? Contar aos teus pais? Contar à polícia? Contar a um professor? Não, deves fazer exactamente o que os adultos fazem; encobrir tudo e esperar que ninguém descubra".

Aniversário do Coro do C.C.S.

25 Abril

Coro do C.C.S 2008
Clique para ver maior
O Coro do Círculo Cultural Scalabitano vai comemorar o seu aniversário no mês de Abril, iniciando os festejos com uma exposição no átrio da nossa sede, que se inaugurará a dia 7 de Abril e se prolongará até dia 27de Abril.
No dia 25 de Abril decorrerá, como tem sido tradição o Encontro de Coros cuja organização cabe à Direcção desta secção. No dia 27, os elementos do Coro irão em romagem à sepultura de Eulália Teigas Marques, em sua homenagem. O passeio está previsto para dia 13 de Abril a Alcobaça e, no dia 4 de Maio, será levado a efeito o Workshop de Técnica Vocal.
[LB]

Exposições

Abril

No Átrio do Círculo Cultural Scalabitano decorrerão algumas exposições organizadas pelas diferentes secções desta Associação. Assim, estão previstas entre o dia 13 e 25 de Março, uma Exposição comemorativa do 62º aniversário da Orquestra Típica Scalabitana, entre o dia 27 de Março e 4 de Abril, uma exposição sobre Teatro, entre os dias 7 e 28 de Abril, a exposição evocativa do aniversário do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e, por fim, a partir de 29 de Abril, a mesma exposição sobre Teatro.
[LB]

VETO nas Comemorações do Aniversário do Jornal Correio do Ribatejo

9 de Abril

Pelas 18.00h no TSB decorrerá a apresentação pública do site do Correio do Ribatejo Site Externo. integrado nas comemorações do seu aniversário. Estará patente no Bar/Galeria do TSB uma exposição evocativa dos três directores do jornal organizada pela Biblioteca Municipal de Santarém.
O Veto Teatro Oficina proporcionará uma animação alusiva à época dos primeiros anos de vida deste jornal.

top

¬ Março

Convocatória

Março

Nos termos do artigo 8.º do Capítulo III, dos Estatutos do Círculo Cultural Scalabitano e do artigo 12.º do Regulamento Geral Interno, convoco a Assembleia Geral Ordinária para dia 31 de Março de 2008, pelas 21:00h, em primeira convocação com a maioria dos sócios, reunindo em segunda convocação trinta minutos depois com qualquer número de sócios, nos termos do disposto no artigo 8.º, parágrafo único dos Estatutos.
A Assembleia terá lugar na sede do Círculo Cultural Scalabitano, Rua Maestre Luís da Silveira, n.º4 em Santarém, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Apreciação do Relatório e Contas;
  2. Apreciação do parecer do Conselho Fiscal;
  3. Outros assuntos de interesse para a Associação.

Santarém, 11 de Março de 2008
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Joaquim Adriano Botas Castanho

Tournée Nacional do Veto Teatro Oficina

Março

A peça “Bernardo Santareno... Nos Túneis da Liberdade”, do Veto Teatro Oficina, estreada no passado mês de Novembro no Teatro Sá da Bandeira, apresentada em Janeiro e Fevereiro no palco do Teatro Taborda do Círculo Cultural Scalabitano, começou a sua digressão nacional, levando a outros pontos do país a vida e obra do escritor escalabitano considerado "o maior dramaturgo do século XX".
A primeira cidade onde se exibirão será Abrantes, no dia 15 de Março, a que se seguirão no mês de Abril: dia 4, Rio Maior, dia 5, Baixa da Banheira, dia 11, no Círculo Cultural para a Confraria dos Gastrónomos do Ribatejo, dia 12, no Centro Cultural do Cartaxo, dia 18, no Círculo Cultural para a Associação dos Médicos Artistas, dia 19, em Almada, no Auditório Municipal Romeu Correia, dia 25, nas comemorações do 25 de Abril, no Montijo.
[LB]

Viagem à Disneyland

Março

O Círculo Cultural Scalabitano foi convidado a integrar a Viagem à Disneyland de Paris, organizada pela Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e que se realiza entre os dis 7 e 12 de Julho. Esta viagem destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e tem o valor de 950 Euros. As inscrições decorrem na sede desta Associação e são até dia 15 de Abril. Mais informações pelo telefone 243321150.
[LB]

Comemoração do Dia Mundial do Teatro

Março

O Círculo Cultural Scalabitano irá participar nas comemorações do Dia Mundial do Teatro que se realizará em santarém a partir do dia 26 de Março até 4 de Abril. Do programa consta a apresentação de diversas peças de teatro, pelos grupos de teatro de Santarém, no qual está incluído o Veto Teatro Oficina que levará à cena “Histórias da História de Portugal, na Corte do Rei Príncipe“, no dia 29 de Março, às 16 horas, no Teatro Sá da Bandeira.
[LB]

Carnaval 2008

Março

O Círculo Cultural Scalabitano participou, mais uma vez no Carnaval de Santarém, a convite da Junta de Freguesia de Marvila, tendo ilustrado o tema do Centro Histórico com um carro alusivo às “Escavações Arqueológicas“, concebido e executado pelo consócio e director do Veto Teatro Oficina, António Júlio Santos que lhe emprestou originalidade, contribuindo desta forma para a alegria de novos e velhos da nossa Cidade.
[LB]

Royal Academy of Dance

Março

Foi com satisfação que a Direcção do Círculo recebeu a notícia da nomeação do nosso professor de ballet, Vítor Murta, para o importante cargo de "Pratical Teaching Supervisor" para o CBTS (Certficate in Ballet Teaching Studies) da Royal Academy of Dance, que demonstra bem a confiança e o reconhecimento da qualidade deste professor que se dedica ao ensino da dança clássica, no Círculo Cultural, mas também, em Abrantes e Vila Franca de Xira.
[LB]

Março mês da O.T.S.

15 de Março


62.º Aniversário
Este mês de Março é o mês que o C.C.S. dedica à sua Orquestra Típica Scalabitano e ao seu 62.º aniversário.
Durante este mês, no Círculo Cultural Scalabitano, estará patente ao público uma exposição sobre a O.T.S. intitulada " Caminhar Caminhando".
No dia 15 de Março pelas 20:30h nas Festas de S. José no "Palco Super Bock" a Orquestra fará uma apresentação a que se seguirá um jantar convívio assinalando os seus 62 anos.
Recordando momentos passados do percurso da O.T.S. publicamos aqui um pequeno álbum com algumas fotos recolhidas do arquivo do C.C.S..
Para ver o álbum - 18 fotos - clique aqui »

Centro de Férias / Páscoa 2008

Inscrições até 10 de Março

O C.C.S. vai promover um Centro de Férias durante as férias da Páscoa, de 17 a 28 de Março das 09:00h às 18:00h, com pausa para o almoç das 12:30h às 14:00h.
Deste centro constarão vários ateliers: Dança, Música e Animação Desportiva.

O Centro de Férias Páscoa 2008 tem por missão promover acções culturais diversificadas, numa aprendizagem "criativa" pelas artes, com e para a comunidade infantil e juvenil scalabitana, tendo por premissas estimular a expressividade e proporcionar experiências diferentes, nomeadamente experiências participativas, comunicativas, multisensoriais e activas, numa perspectiva de desenvolvimento integrado. Os nossos contactos aqui »

Clique na imagem para saber os dias e os horários e siga este link saber mais sobre esta iniciativa (pdf) ».

“Na Corte do Rei Príncipe“

5 a 9 de Março


Clique para ver
o cartaz da
peça maior.
O VETO Teatro Oficina apresenta, todos os dias de 5 a 9 de Março, na Expo-Criança "Histórias de Portugal - Na corte do Rei Príncipe".

No dia 29 de Março pelas 16:00 horas apresentará este mesmo trabalho no Teatro Sá da Bandeira.

 

top

¬ Fevereiro

Às 4.ª quarta-feira no Bar do TSB VETO

27 de Fevereiro

Guerra Junqueiro - Dia 27 de Fevereiro 4ªfeira, pelas 21:30h, o Veto apresentará no Bar do Teatro Sá da Bandeira um Momento com Guerra Junqueiro.

  

Sala d'Armas de Santarém

13 de Fevereiro

Quarta Feira dia 13 de Fevereiro pelas 21.30h a S.A.S. leva ao Bar do Sá uma demonstração de Esgrima Artística e Desportiva sob a forma de Aula Pública.
Esta acção integra-se na iniciativa da C.M.S. de em cada 2ª 4ªfeira levar desporto ao TSB.

  

Curso de Esgrima Artística

9 de Fevereiro, Sábado

CCS Logotipo SAS No próximo dia 9 de Fevereiro, sábado, com início às 10h00, irá ter lugar na sede do C.C.S. um Curso de Esgrima Artística (iniciação) abrangendo várias épocas e técnicas de combate.
Este curso, com a duração de um dia, terminará por volta das 18:00h, e terá intervalo para o almoço servido no C.C.S. por uma empresa de Catering.
A orientação estará sob a responsabilidade dos professores da S.A.S. do C.C.S.: Pedro Cardoso e Paulo Cruz.
Os interessados em participar neste curso deverão contactar o Círculo Cultural Scalabitano para procederem à sua inscrição.

“Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade” no Teatro Taborda em Fevereiro

1, 8, 15, 22 e 29 de Fevereiro sempre às 21.30horas

Bernardo Santareno Após a série de espectáculos realizados no TSB onde estreou no mês de Novembro o seu último trabalho, o Veto Teatro Oficina regressa agora à cena no Teatro Taborda do CCS nos próximos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Fevereiro.
Sobre este trabalho »
Leia aqui a Sinopse e veja as fotos da estreia »

¬ Janeiro

Às 4.ª quarta-feira no Bar do TSB

23 de Janeiro ( 4ª feira ) – 21.30h

Cartaz Numa iniciativa da C.M.S. à 4ª quarta-feira de cada mês, no Bar do Teatro Sá da Bandeira, o Veto Teatro Oficina visita um Poeta .
Augusto Gil, viagem breve pela vida do poeta e pela sua obra . Leitura de alguns dos seus poemas mais conhecidos como a Balada da Neve, aos poemas satíricos e eróticos, proibidos pelo antigo regime .

 

top