Notícias 2007

< Ver Arquivo 2011 > < Ver Arquivo 2010 > < Ver Arquivo 2009 >
< Ver Arquivo 2008 > < Ver Arquivo 2006 >

Janeiro | Fevereiro |Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

¬ Dezembro

Sarau Anual do CCS

16 Dezembro 2007

CCS Logotipo No passado dia 16 de Dezembro, o Círculo Cultural levou ao Teatro Sá da Bandeira, às 21.30h, uma apresentação pública das actividades que decorrem no espaço da sua sede, com a apresentação feita por Nuno Domingos.
O presidente do CCS, Eliseu Raimundo, aproveitou para apresentar uma breve nota histórica do que foram os Saraus do CCS, ou seja, justificou a reposição de uma antiga tradição, dando ainda a conhecer o seu objectivo principal que se prende com a necessidade de mostrar à cidade e à região as diversas actividades e a sua dinâmica.
Na primeira parte apresentaram-se o Coro do Círculo Cultural Scalabitano, apresentou quatro canções alusivas ao Natal, a Sala de Armas de Santarém, apresentou a sua vertente de formação olímpica e a artística, o Veto Teatro Oficina exibiu duas cenas da sua última estreia - Bernardo Santareno, nos Túneis da Liberdade. Na segunda parte decorreu a apresentação do Ballet com a apresentação de quatro estudos de Vítor Murta, adaptados por Encarnação Noronha, e a Orquestra Típica Scalabitana dirigida pelo Maestro Jorge Costa Pinto.
Leia aqui o historial dos Saraus do Círculo »

Coro do C.C.S. actuou no Concerto de Natal

10 Dezembro 2007

CCS Fachada Conforme havia sido noticiado pelo Correio do Ribatejo, teve lugar no passado dia 9, na Igreja de Marvila, o concerto de Natal promovido pela Casa dos Beirões no Ribatejo, com a participação do Grupo Coral de Proença-a-Nova e do Coro do Circulo Cultural Scalabitano, dirigidos respectivamente pelos Maestros Carlos Gama e Abílio Figueiredo.
Com a igreja completamente cheia e a presença do Reverendo Padre Manuel Francisco Borges, deu início ao concerto o Coro anfitrião com a obra Gaudeamus igitur, de Johannes Brahms, à qual se seguiram Confusa Perdida, de Lopes Graça; Natal de Elvas, de Mário Sampaio Ribeiro; White Christmas, num arranjo de Gonçalo Lourenço; Deck the Hall, tradicional galesa, terminando a sua actuação com Le Message des Anges, tradicional francês.
De seguida actuou o Coro visitante que interpretou Avé Maria, de Arcadelt; Ó Magnum mysterium, de Dom Pedro Cristo; Panis angelicus, de César Franck; Dorme Jesus, de anónimo jesuíta; José embala o Menino, tradicional de Monsanto da Beira; Barcarola de Natal, de Carlos Gama; Ó Piedosa, com música de Pietro Mascagni; Natal Francês, do Languedoc; e Noite de Paz, de Franz Grüber, num arranjo de José Carlos Gama.
Ambos os Coros foram muito aplaudidos pelo público presente, tendo finalizado o concerto com o cântico comum, no qual foi interpretada a obra Canticorum iubilo, de Georg Friederick Händel.
Depois do concerto decorreu animado convívio entre os dois Coros, no CAS da Câmara Municipal de Santarém, no qual foi servida esmerada refeição, numa simpática oferta do Município.
[J. Vale Cruz]

Comemoração do Aniversário do Círculo Cultural Scalabitano

8 Dezembro 2007

CCS Fachada A Direcção do Círculo Cultural Scalabitano entendeu comemorar o aniversário desta instituição, entre 7 e 16 de Dezembro do presente ano, a qual conta já com 53 anos de actividade artística e cultural ininterrupta, marcando indelevelmente a sociedade local e regional num movimento de grande dinâmica que extravasou as quatro paredes da sua sede e difundiu por todo o país e o estrangeiro, levando uma mensagem de Arte e Beleza, através das suas secções como o Coro, a Orquestra Típica Scalabitana, o Veto Teatro Oficina e departamentos de Dança e Esgrima Artística e Desportiva.
Nesta celebração não podemos olvidar todos e todos quantos têm doado as suas melhores capacidades e generosidade ao bem comum, num gesto altruísta de partilha dos valores e interesses na defesa da valorização cultural e artística de todos os homens e mulheres, de crianças, jovens e adultos. Por isso, num primeiro momento, quisemos abraçar os amigos do Círculo Cultural Scalabitano e distinguir aqueles que, entre muitos outros, tiveram sempre presente a defesa dos valores da cidadania e da cultura.
No presente ano de 2007, foi consensual encontrar essa personalidade a quem o Círculo Cultural tanto deve. Pedro Manuel Guedes Passos Canavarro integrou os corpos sociais do Círculo Cultural Scalabitano no ano de 1986, como Presidente e, durante mais de vinte anos, entregou-se à causa desta associação com o seu espírito de cidadão curioso, interessado e inconformista, desencadeou a maior operação de remodelação, modernização e aquisição jamais vista neste espaço e em qualquer outra associação de Santarém que se concretizou nos anos 1995 a 1997. Foi nessa época que decorreram as obras de recuperação e ampliação da sede do Círculo Cultural, no respeito completo pelo passado, tal como ficou demonstrado pelo prémio - "Edifícios e Locais Históricos" - atribuído, em 1994, pela Acção Cultural da Comissão das Comunidades Europeias e pelo prémio de 1998 - "Cidade a Defender" concedido pela Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém e, por fim, se conseguiu adquirir a sede. Pedro Passos Canavarro liderou a Direcção do Círculo até ao ano 1997, tendo seguidamente integrado a lista de Corpos Sociais como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, eleita em 1998, e prosseguiu a sua acção interventora, tendo impulsionado e dirigido a Comissão das Comemorações do 50º aniversário desta Casa, às quais emprestou dignidade e brilhantismo. A homenagem a este Ilustre Amigo do CCS vai decorrer no dia 8 de Dezembro, às 16 horas, na nossa sede.
Considerámos igualmente importante, continuar a cruzada de "Repensar o Círculo Cultural", projecto que tem marcado o mandato que cumprimos desde o princípio do ano, conversando sobre as necessidades associativas em tertúlias, de forma a preparar respostas aos novos desafios que se impõem no presente, reflectindo sobre o futuro que queremos, bem como a necessidade de aprofundamento da cidadania e da prática democrática, que decorrerão nos dias 7 e 14 de Dezembro às 21.30h.
Por último, com a reposição do Sarau Anual, que acontecerá no dia 16 de Dezembro, às 21.30h, pretende-se retomar a tradição das antigas apresentações públicas de toda a actividade desenvolvida ao longo do ano, unindo num mesmo tempo todas as secções e departamentos, demonstrando aos sócios e aos conterrâneos o seu dinamismo, contribuindo, do mesmo modo, para a coesão e consciência associativa.
A Direcção.
Descarregue aqui o programa do aniversário (pdf) »

¬ Novembro

“O Pássaro - A dança e outras linguagens”

28 e 29 de Novembro 2007

As alunas do Ballet do C.C.S. que estiveram presentes no workshop efectuado no passado mês de Outubro no Círculo, participaram nos 4 espectáculos da Companhia de Dança Contemporânea (CêDêCê) “O Pássaro - A dança e outras linguagens” realizados no TSB para as escolas.

“Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade”

23 Novembro 2007

Cartaz Bernardo Santareno nos tuneis da liberdade
Estreia 23 Nov.no TSB
Correspondendo ao convite do Dr. Moita Flores, Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, o VETO Teatro Oficina do Circulo Cultural Scalabitano, apresenta pela primeira vez "Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade". Narrativa dramática em dois actos, da autoria de Fernanda Narciso e José Ramos, com leves alterações, textos dramáticos e epistolografia inédita de António Martinho do Rosário (Bernardo Santareno).
Ao criar esta produção, o VETO, assume o desafio de estrear no Teatro Sá da Bandeira em Santarém, durante o mês de Novembro, dias 23/24 e 25. Devendo deslocar-se em tournée, por um conjunto de Teatros de referência em Portugal. Após o que regressará a Santarém para a sua temporada normal, prevendo que se mantenha em cena até ao final do ano de 2008.
Com a aposta neste espectáculo, procuramos dar a conhecer a vida do Grande Autor de Santarém, um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos.
Este projecto de prestígio decerto irá marcar a vida cultural contribuindo para dar a conhecer a vida do grande dramaturgo de Santarém.
Leia aqui a Sinopse e veja as fotos da estreia »
Visite o Blog exclusivo deste trabalho »

Patrocínios:

Rodoviária do Tejo Cerveja Cintra Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas LEADER Europa Câmara Municipal de Santarém

 

“International Exchange Festival”

16 de Novembro 2007

Cartaz International Exchange Festival
Clique para ver maior
Três pequenas alunas do Ballet do C.C.S., após seleccionadas durante o workshop que de correu durante Outubro no C.C.S., participaram num projecto da Companhia de Dança Contemporânea (CêDêCê).
Este trabalho, intitulado “O Pássaro“ - A dança e outras linguagens e inspirado no livro da israelita Michal Snunit “O Pássaro da Alma“, foi apresentado no dia 16 de Novembro no Cine Teatro de Alcobaça no International Exchange Festival com a Companhia de Dança Contemporânea e alunos da Escola de Dança de Lisboa do Conservatório Nacional, Escola de Dança do Orfeão de Leiria, Estúdio K, Escola Vocacional de Danças de Caldas da Rainha, Academia de Dança Contemporânea (Setúbal), Centro Cénico da Cela e Biblioteca de Alcobaça

top

Coro do C.C.S. na Gala Santareno entrega Prémios de Teatro

16 de Novembro 2007

O Coro do Círculo participa na Gala Santareno a realizar no dia 16 de Novembro no Teatro Sá da Bandeira.

Homenagem ao Cineasta António de Macedo

15 de Novembro 2007

… Nos Túneis da Liberdade“
Clique para ver maior
A Câmara Municipal de Santarém e o Instituto Bernardo Santareno prestam no dia 15 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira, homenagem ao cineasta português António de Macedo, realizador do filme “A Promessa”, baseado na obra homónima de Bernardo Santareno, pela sua obra e pelos altos contributos para o Novo Cinema Português.
Nesta homenagem participará o Veto com a apresentação da narrativa dramática “Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade”, um trabalho da autoria de Fernanda Narciso e José Ramos, cuja estreia está prevista para o próxima dia 23 do corrente.

¬ Outubro

Dança Africana

Outubro 2007

Decorreu neste mês um workshop de Dança Africana dirigido pela suíça Marie France para as alunas do Ballet do C.C.S..
Este trabalho ocorreu sob proposta da sócia do C.C.S Georgette Devillé para um projecto que está a desenvolver intitulado “O Pássaro“ - A dança e outras linguagens.

CêDêCê

9,12,16 e 23 de Outubro 2007

O Departamento de Dança do C.C.S. recebe nestes dias, nas suas instalações, bailarinos da Companhia de Dança Contemporânea (CêDêCê) para a realização de um workshop com a classe de Primário. Este workshop visa a selecção de algumas das pequenas alunas para a participação no projecto “O Pássaro“ - A dança e outras linguagens inspirado no livro da israelita Michal Snunit “O Pássaro da Alma“.

-topo-

¬ Agosto/Setembro

Ballet, Pilates, Esgrima, Sapateado, Guitarra Eléctrica, Viola, Oficina da Música

Agosto/Setembro 2007

É já no início do mês de Setembro que as actividades do C.C.S. voltarão a estar disponíveis para os seus sócios sendo já possível efectuar inscrição na disciplina pretendida bastando dirigir-se à sede do C.C.S. entre as 14:00h e as 19.00h de 2ª a 6ª feira.
Veja os nossos contactos aqui.

O C.C.S. acrescenta duas novas disciplinas para o novo ano lectivo, Pilates e Guitarra Eléctrica.

NOTA: Caso não seja sócio e pretenda frequentar alguma das actividades propostas pode, no acto da inscrição, fazer a proposta de sócio do C.C.S.

Ballet

Já abriram as inscrições para o Ballet/Dança Clássica no Círculo Cultural Scalabitano, para o ano lectivo 2007/2008. Até ao início do ano escolar, meados de Setembro, estará disponível o Horário de Verão. Nessa altura será substituído pelo horário normal (Ano Lectivo 2007/2008) podendo consultar esse horário aqui.

Pilates

Pilates, sob a direcção da Prof. Filipa Ganhão também iniciará a sua actividade já na 2ª feira dia 3 de Setembro ás 10:00h.
Os horários são bastante variados podendo consultá-los aqui.

As inscrições já estão abertas
Cada sessão, das 7 previstas, terá no máximo 10 participantes.

Esgrima

A S.A.S. (Sala d'Armas de Santarém) começará o seu ano lectivo em simultâneo com o Ano Escolar, este ano com horários ás 2ª e 4ª feiras.

SAPATEADO

As aulas de Sapateado estão condicionadas a um número mínimo de 15 inscritos.

É pois essencial que os interessados se inscrevam quanto antes de modo a verificar-se a viabilidade desta actividade.

As aulas decorrerão aos sábados a meio da manhã.

Guitarra Eléctrica e Viola

Sob a direcção do Prof. Sérgio Fernandes estas disciplinas terão o seu início a partir do dia 17 de Setembro. No entanto as inscrições já se encontram abertas.

Oficina da Música

Já em actividade. Para mais informações ligue para a sede do C.C.S. entre as 14:00h e as 19:00h.

Os Horários:

Nota:

Os horários para a Guitarra Eléctrica e para a viola serão encontrados com o Prof. e os alunos nas primeiras aulas.

Relativamente à Oficina da Música para mais informações pode contactar o C.C.S. através do telefone 243 321 150 entre as 14:00h e as 19:00h de 2ª a 6ª feira.

top

¬ Julho

Deslocação a França da OTS

20 a 26 de Julho 2007

A OTS deslocar-se-à a La Croix Valmer, França, com o apoio das Juntas de Freguesia de Marvila, S. Nicolau e Salvador, Região de Turismo do Ribatejo Site Externo. e Câmara Municipal de Santarém. Site Externo.

OTS

14 de Julho 2007

OTS - Góis, Pampilhosa da Serra - 21:30 Horas

OTS

13 de Julho 2007

A OTS actuará nas Festas do Pombalinho.

Inventário do Arquivo do C.C.S.

Julho

O Círculo Cultural Scalabitano encontra-se a desenvolver o Projecto de Inventário do Arquivo Histórico, que incluiu a continuidade do inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, desde o passado dia 1 de Junho, com o apoio do Instituto Português da Juventude e, ainda, em colaboração estreita, no âmbito técnico e logístico, com o Arquivo Distrital de Santarém e a Escola Superior de Educação.

Com o Projecto de Inventário do Arquivo Histórico pretende-se conhecer o espólio cultural e histórico do Círculo Cultural e da sua biblioteca, bem como salvaguardar o seu património cultural e histórico. Os jovens colocados através do Programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL), uma de Longa Duração e outra de Curta Duração, encontram-se a realizar tarefas de selecção dos espécimes, sua limpeza, inventário e catalogação.

Depois da conclusão de parte do projecto, podemos já afirmar que ficaram registados cerca de 160 títulos distribuídos por Actas de Direcção e de Assembleia-geral, Regulamentos, Estatutos; Correspondência; Contabilidade e Actividades, onde se incluem o Teatro, a Música Coral, entre outras já extintas, como o Cinema e a Numifilatelex (actividade de coleccionismo - numismática, filatelia e ex-libris -, muito em voga no século XX.

Resta, agora, continuar o inventário e catalogação das obras que incluem a Biblioteca Guilherme de Azevedo, espólio herdado do Grémio Literário Guilherme de Azevedo, sobre o qual se realizou uma exposição o ano anterior, em 18 de Maio, iniciativa de duas estagiárias da Escola Superior de Educação que o círculo Cultural orientou e acarinhou. Esta Biblioteca, apesar de pequena, possuiu um alto valor histórico para a instituição, tem um legado importante de Teatro oferta do professor Carlos Sousa que esteve em Santarém a dirigir a Escola da Arte de Dizer e Representar "Actor Taborda", entre 1948 e 1961, pensa-se posteriormente poder disponibilizar a sua consulta aos sócios e, encontra-se em análise a possibilidade de abranger os habitantes de Santarém. [LB]

Nota: Artigo, revisto e aumentado, incluso no catálogo da "Exposição A Imprensa Periódica da Biblioteca Guilherme de Azevedo (1933-1974)", da autoria de Luísa Barbosa.

top

¬ Junho

S.A.S.

23 e 24 de Junho 2007

SAS
O Departamento de Esgrima do C.C.S., Sala d'Armas de Santarém, estará presente nas finais nacionais de Esgrima, Iniciados e Juvenis, a realizar em Rio Maior no fim de semana de 23 e 24 de Junho.
Participa a S.A.S. nas categorias de Iniciados Masculinos em Espada, e Iniciados Femininos, também em Espada.
Esta prova faz parte do calendário da Federação Portuguesa de Esgrima.

OTS em Coimbra

30 de Junho 2007

Coimbra recebe a OTS para uma actuação nessa cidade ás 21:30h.

II Encontro Beirão

23 de Junho 2007

A OTS actua dia 23 de Junho pelas 21:30h no 2º Encontro Beirão a realizar em Santarém.

Espectáculo de Solidariedade

19 de Junho 2007 no TSB, 21:30h

Espectáculo de solidariedade promovido pelo Agrupamento n.º52 Site Externo. do CNE com a participação entre outras, do C.C.S. através do Ballet, OTS e VETO.

Passeio ao Alentejo com a OTS

3 de Junho 2007

Neste dia a OTS promove um passeio ao Alentejo com partida ás 08.00h.
Este passeio tem como objectivo a angariação de fundos para a sua próxima deslocação a França prevista para 20 a 26 de Julho.

C.C.S. na "Corridas de Toiros de Santarém"

1 a 10 de Junho 2007

Feira
1 a 10 de Junho
O C.C.S., a convite da C.M.S., participa na feira "Corridas de Toiros de Santarém" onde apresentará, no espaço a si reservado, as actividades dos seus Departamentos e Secções: Ballet, Coro, Esgrima, Sapateado, OTS e VETO. O VETO estará presente ensaiando nesse espaço o seu próximo trabalho sobre Bernardo Santareno e, durante o dia, apresentará pinturas e balões.
Lugar ainda para o "Concerto de Coros", Sábado dia 2 pelas 21:00horas, com actuação do Coro do C.C.S. e coro de Sta. Matriz de Sta. Cruz da Graciosa dos Açores.

V Feira do Livro 2007

Coro

O Coro do C.C.S. actuará pelas 21:30h na V Feira do Livro de Santarém, evento organizado pela C.M.S.

Espaço PILATES

No mês de Junho 2007

Espaço Pilates
Espaço Pilates
Com início em Setembro no C.C.S., abrirá o "Espaço Pilates" orientado pela Prof. Filipa Ganhão. Esta nova actividade, inserida no Departamento de Dança, irá funcionar com vários horários tanto de manhã como à tarde.
As classes estarão limitadas a 10 inscritos por sessão. Em Setembro estarão abertas inscrições para esta nova actividade do C.C.S..
Veja aqui informação sobre o Método Pilates »
Veja os nossos contactos aqui »

top

¬ Maio

C.C.S. no "Guia Santarém - Cidade"

25 de Maio 2007

Capa do Guia Santarém - Cidade
Guia Santarém - Cidade
Na passada sexta-feira, 25 de Maio no Santarém Hotel Site Externo., ocorreu o lançamento formal do Guia Santarém - Cidade, onde actuou a Orquestra Típica Scalabitana.
Um guia desenvolvido como projecto final pelos finalistas do curso superior de Turismo do ISLA de Santarém Site Externo. no âmbito das disciplinas de Imagem e Relações Públicas e Organização de Eventos, leccionadas pela Docente Nilza Sousa, num trabalho conjunto com a disciplina de História de Arte em Portugal leccionada pela Professora Maria Emília Pacheco.
O Guia Santarém - Cidade, cuja distribuição será gratuita, pretende promover a cidade de Santarém e contribuir para o desenvolvimento do turismo na região, dando a conhecer o que de melhor a cidade tem para oferecer a quem a visita.
Este guia tem o apoio do Governo Civil de Santarém Site Externo. e da Região de Turismo do Ribatejo Site Externo..[VM]

Festa do Teatro

12 de Maio 2007-Teatro Taborda

Oficina de Teatro da E.B. 2,3 Alexandre Herculano
- 12 de Maio -
As turmas da Oficina de Teatro da E.B. 2,3 Alexandre Herculano irão apresentar os seus projectos finais, sob a coordenação do professor Rui Lopes, no próximo dia 12 de Maio no Teatro Taborda do C.C.S..
Para além dos alunos da referida escola, conta a apresentação deste ano com a presença de outros convidados, nomeadamente a U.T.I.S., U.S.E. e VETO.

Programa:

  • 16.00h - Uma Cinderela, pelos alunos de O.T. do 9.ºA
  • 16.30h - Abertura
    • O Chapeleiro, de Karl Valentin, pelos alunos da U.T.I.S.
  • 17.15h - Branca de Neve, pelos alunos de O.T. do 9.ºD (teatro para crianças)
  • 17.50h - Universidade Sénior do Entroncamento
  • 18.15h - Romeu e Julieta (com a Mosca), pelos alunos de O.T. do 9.ºC
  • 18.45h - Veto Teatro Oficina
    • Encerramento

Ballet do C.C.S. participa em “História com Al' mêndoas”

11 e 12 de Maio 2007

Pelas 21.30h, no Museu São João do Alporão, em Santarém.

Nos próximos dias 11 e 12, pelas 21.30h, no Museu São João do Alporão, em Santarém realiza-se mais um evento integrado no projecto camarário "OIhar a História". Desta vez trata-se de uma produção do Teatrinho de Santarém, que apresenta um espectáculo multifacetado, com música, canto, dança, poesia, lendas, teatro e circo. "História com Al' mêndoas" mostra-nos a preparação da festa do casamento de dois jovens amantes: Gaspar e Zoraida (ele cristão e ela muçulmana).
É um espectáculo multicultural luso-árabe, com expressões artísticas que caracterizavam os dois povos em tempos medievais, e com rituais que ainda hoje se renovam.
Os pais dos noivos juntam as duas famílias, numa demonstração que, através das artes, pretende passar a mensagem da tolerância e união entre povos, para a Paz no mundo.
Também a gastronomia oferecida aos convidados (público), fazem de "História com Al' mêndoas" uma das 1001 noites da história de sempre.
Danças Orientais com Joana Grácio
- Danças Orientais
Joana Grácio -
A dança com Joana Grácio e o Ballet do Círculo Cultural Scalabitano, a música com o Grupo Jogralesca e Lioudmila Lítvinova do Conservatório de Música de Santarém, os sons da percussão árabe com o Duo David Lacerda, o canto com Sara Gabriel do Conservatório de Música de Coimbra, a poesia árabe com Mira Assaf Veiga, o teatro e as lendas com o Teatrinho de Santarém, e o circo com o Grupo Human'Arte, constituem um espectáculo de grande diversidade artística, e importância histórico-cultural.
O Convento de Santa Maria, em Almoster, será também palco deste espectáculo no sábado seguinte, dia 19 de Maio.
Os ingressos gratuitos poderão ser adquiridos antecipadamente no Museu do Alporão e no Teatro Sá da Bandeira.

“Amor de Perdição”

Até 5 de Maio 2007

Cartaz Amor de Perdiço
- "Amor de Perdição" -
A peça “Amor de Perdição“ de Romeu Correia encenada por José Ramos, estará em cena até ao dia 5 de Maio com representações todas as sextas feiras às 21:30h no Teatro Taborda do C.C.S.
Para mais informações > António Júlio: 914 056 181
Veja aqui a ficha técnica e as fotos dos ensaios »

De 2 a 23 de Maio 2007

Programação “Cine - Círculo”

Cine-Círculo
- 2 a 23 Maio -
A direcção do Círculo Cultural Scalabitano e os estagiários Ana Martins e Luís Teixeira, alunos do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Santarém, vão desenvolver um Projecto intitulado "Cine - Círculo", que consiste na apresentação semanal de um filme, nas instalações desta associação, na Rua Maestro Luís Silveira, n.º 4, em Santarém, nos dias 2, 9, 16 e 23 de Maio, pelas 21h 30m.
leia aqui o texto da notícia »
e veja aqui as sinopses dos filmes a apresentar »

  • Dia 2 de Maio, 21.30h
    Sessão de Abertura do Cine - Círculo
    O convidado Jorge Sá, arquitecto e realizador apresenta Jardim das Delícias da Química, curta-metragem produzida por Artefilme, em Santarém, com a participação de Sara Gabriel, no papel principal. Bubbles, documentário realizado por Helena Lopes e Nuno Paulo Lopes, 61'.
  • Dia 9 de Maio, 21.30h
    Preto e Branco, longa-metragem, drama, realizado por José Carlos Oliveira, 110'.
  • Dia 16 de Maio, 21.30h
    Quando Troveja, longa-metragem, drama, realizado por Manuel Mozos, 92'.
  • Dia 23 de Maio, 21.30h
    A Selva, longa-metragem, drama, realizado por Leonel Vieira, 105'.

Um novo Blog de Cidadania e Cultura

Maio

Imagem do Blog do Círculo
- BLOG CCScalabitano -
Com o propósito de "Re-pensar o Círculo Cultural Scalabitano" e de corresponder aos novos desafios da sociedade democrática, a direcção desta associação criou um Blog com o título citado que espera ver enriquecido com os comentários e opiniões de todos quantos se interessam pela actividade cultural e associativa.
Assim, convidamos os sócios e a população interessada a responder a mais um desafio consultando: BLOG CCScalabitano » Site Externo.

top

¬ Abril

Homenagem a Eulália Marques

27 Abril 2007 - B.M.S. 18:00h

O Coro do C.C.S. actuará na Biblioteca Municipal de Santarém, pelas 18:00 horas do dia 27 de Abril, durante a homenagem a Eulália Marques (ex-membro do Coro do C.C.S.) em Conversas Tardias "Mulher Recordar Eulália Marques".

Encontro de Coros

25 de Abril 2007

Coro do CCS na Ode O Coro do Círculo Cultural Scalabitano, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Santarém, vai organizar o próximo Encontro de Coros, comemorativo do 25 de Abril, que todos os anos se realiza em Santarém, na Igreja da Graça, nesse dia - 25 de Abril, Dia da Liberdade.
Este ano estarão presentes, para além do Coro C.C.S. os seguintes grupos:

  • Coro Misto do Orfeão Matosinhos
  • Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense
  • Grupos de Cantares Alentejanos Os Cigarras de Aljustrel

“Cine - Círculo”

13 Abril 2007

Cine-Círculo
- 2 a 23 Maio -
A direcção do Círculo Cultural Scalabitano e os estagiários Ana Martins e Luís Teixeira, alunos do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Santarém, vão desenvolver um Projecto intitulado "Cine - Círculo", que consiste na apresentação semanal de um filme, nas instalações desta associação, na Rua Maestro Luís Silveira, n.º 4, em Santarém, nos dias 2, 9, 16 e 23 de Maio, pelas 21h 30m.
Com este trabalho pretende-se divulgar e dinamizar o Círculo Cultural Scalabitano, fomentar a actividade associativa e promover culturalmente Santarém, reavivando uma actividade - o cinema - que, em tempos, foi uma actividade do Círculo Cultural Scalabitano e de grande relevância na história da cidade de Santarém.
ver a programação »

“A Formação do Gosto pelo Cinema em Santarém, 1895-1959.”

Por Luísa Barbosa

O Cinema no Teatro Taborda, (1895-1954) O palco do Teatro Taborda, hoje sede do Círculo Cultural Scalabitano, não serviu exclusivamente às actividades teatrais, pois as diversas associações, que o geriram desde 1895, tiveram sempre uma forte ligação à vida da cidade e aos seus habitantes. A primière deste teatro sucedeu no dia 28 de Abril desse ano, que foi o da sua fundação. Durante as inúmeras récitas, apresentaram-se músicos, orquestras de amadores, diseurs, artistas dramáticos de Santarém, no seu salão ensinava-se dança, esgrima, jogo do pau, equitação, ginástica sueca e apresentavam-se as mais modernas artes como a fotografia e o cinema.[...]

Parabéns Correio do Ribatejo!

7 de Abril 2007

1ª página do Jornal Correio do Ribatejo de 5 de abril de 2007
- 116 anos -
O Círculo Cultural Scalabitano, as suas Secções e os seus Departamentos, têm influenciado quase toda a sua dinâmica associativa e, decisivamente, a sua evolução, tendo por base um projecto transversal, em termos da promoção de espectáculos, de formação e produção artísticas, sustentada por um conjunto de pessoas que, pela sua dedicação e empenho, têm garantido, ao longos dos anos, uma operacionalidade positiva, em termos da gestão do projecto e de uma contínua e permanente actividade.
O Correio do Ribatejo tem-se associado ao Círculo Cultural, ao longo de toda a sua existência com mais de cinquenta anos, divulgando e promovendo as suas diversas actividades, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso projecto e para a transformação dos hábitos culturais que, adicionados a uma interligação comunitária, têm dado consistência a uma inserção local.
Em termos futuros, gostaríamos de ver reflectida nas páginas deste prestigioso Jornal, uma informação cultural ao alcance dos cidadãos. Estimaríamos, igualmente, que o Correio do Ribatejo contribuísse, ainda mais, para o debate público característico das sociedades livres e democráticas, proporcionando aos seus leitores a oportunidade de uma apropriação cultural, com vista à formação de uma identidade cultural, necessária para que o envolvimento dos cidadãos não seja uma mera figura de retórica. Os meios de comunicação social desempenham um papel educativo fundamental na nossa sociedade. Como tal, o direito à liberdade de expressão e opinião, que o Jornal tem conseguido manter, tem, igualmente, de continuar a ser contrabalançado com outros direitos, tais como o direito à protecção das crianças e jovens, à exclusão do racismo e à protecção da vida privada.

Desejamos, ao Correio do Ribatejo, muitos anos de vida e de colaboração ao lado da Cidade e da Cultura!
O Presidente da Direcção
Eliseu Raimundo

top

¬ Março

OTS grava novo CD

31 Março 2007

OTS na Ode A Orquestra Típica Scalabitana estará durante todo este fim de semana no Círculo Cultural Scalabitano a gravar um novo CD.
Do novo CD constarão temas inéditos mas também temas de vários Maestros que passaram por esta orquestra.
Esta gravação foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Santarém. Ainda de referir a cedência do equipamento de estúdio do Maestro Jorge Costa Pinto, actual maestro da OTS, e a colaboração técnica da Coopersom.

”Conversas Monumentais”

30 e 31 de Março 2007

Seminário
- "O Sermão" -
No próximo dia 30 de Outubro, o Veto Teatro Oficina realiza, mais uma vez, a representação teatral relativa à história do edifício do Colégio dos Jesuítas, Memórias no Tempo, estreada em Outubro último, numa sessão única dedicada à Associação de Estudantes de História que vem, a Santarém, realizar o seu Encontro Nacional de Estudantes de História. Animação histórica que se integrou no projecto Olhar a História: "Conversa Monumental > Memórias no Tempo", produzida pelo Veto Teatro Oficina - Círculo Cultural Scalabitano, com a concepção e direcção de José Ramos e textos de José Luís Nazareth Barbosa e José Ramos, com a colaboração do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e do seu maestro Abílio Figueiredo e, ainda, de Sara Gabriel no Canto Barroco a solo.
No dia seguinte pelas 16:00 horas apresentarão em Almoster o "Sermão das Exéquias do Conde de Unhão" pelo Padre António Vieira.

“Conversas Monumentais” com o Veto Teatro Oficina e o Coro do Círculo Cultural

5ª feira 29 de Março 2007

Igreja do Seminário
- Igreja Seminário -
O Veto Teatro Oficina, com a colaboração do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, preparou um espectáculo, a propósito do Sermão de Exéquias do Conde de Unhão, da autoria do Padre António Vieira, integrado no projecto Olhar a História, da responsabilidade da Câmara Municipal de Santarém, que decorrerá na Igreja do Seminário, em Santarém, no próximo dia 29 de Março, pelas 21h 30m e, ainda, na Igreja de Santa Maria de Almoster no dia 31 de Março, pelas 15 horas.
Reza a história que, em 1651, o Padre António Vieira esteve presente na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas, vulgo Igreja do Seminário, em Santarém, onde pregou o Sermão de Exéquias por ocasião das homenagens fúnebres de D. Fernão Teles de Menezes, Conde de Unhão, pessoa que prezava muito por ser grande amigo dos Jesuítas e símbolo da independência de Portugal em relação ao domínio filipino.
A concepção do evento esteve a cargo de José Ramos, do Veto Teatro Oficina e conta com a importante colaboração do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e com a interpretação de Eliseu Raimundo, no papel principal, António Júlio, Francisco Cercas, Francisco Selqueira, Hélder Santos, José Jordão, Luís Coelho, Mário Marcos, Miguel Vilhena, Pedro Marcos e Nuno Salvador.

O Círculo Cultural Scalabitano e a Escola Mem Ramires

23 Março 2007

O Veto Teatro Oficina, numa estreita colaboração com a Escola Mem Ramires, associou-se à Semana Cultural organizada por essa Escola, recebendo no Círculo Cultural Scalabitano duzentas crianças, dos 5.º e 6.º anos, no passado dia 22 de Março. Durante todo o dia, os alunos, acompanhados pelos seus professores, afluíram às instalações desta associação, participando com vivacidade e muito interesse na Oficina de Teatro preparada por António Júlio, Hélder Santos, José Ramos e Pedro Salvador, elementos do Veto Teatro Oficina, constituída pelos módulos de Expressão Dramática, Luminotecnia, Caracterização e História das Origens do Teatro. O Círculo Cultural Scalabitano, num esforço de aproximação com as crianças e jovens e de divulgação da cultura e das artes, nomeadamente do teatro, tem desenvolvido relações bastante proveitosas com as Escolas da Cidade.

O Círculo Cultural e a nova Direcção, para o Triénio de 2007/2009

Março 2007

Print Screen novo visual No passado dia 14 de Março, reuniram os sócios do Círculo Cultural, em Assembleia Geral ordinária, para que a Direcção apresentasse o Relatório e Contas, relativamente ao ano transacto e, ainda, para eleger os corpos gerentes para o triénio de 2007-2009.

O Presidente da Mesa, Pedro Canavarro, secretariado por Maria Antónia Costa, abriu a sessão e deu a palavra ao Presidente da Direcção cessante, Joaquim Botas Castanho, o qual apresentou o Relatório, destacando os momentos de maior relevo do ano de 2006.

Depois de aprovado por unanimidade, falou Eliseu Raimundo, protagonista da lista candidata ao novo triénio, que expôs as intenções que presidiram à sua constituição, referindo que "na continuidade, pretende-se expandir, criar e inovar", para que o Círculo Cultural acompanhe as mudanças e os novos tempos.

De acordo com os propósitos anunciados, Eliseu Raimundo evidenciou como "linha definidora da actuação futura, a realização de um plano de inovação das práticas artísticas que favoreça a fruição e participação cultural", promovendo o apoio e a colaboração entre as diferentes Secções, os Departamentos e outros associados. A criação de espaços de educação não formal, ao nível das artes e a ampliação do espaço físico, de forma "realista e necessária à prossecução dos fins traçados", são dois dos objectivos que se impõem.

Outra preocupação desta candidatura passa, também, pela "reorganização da gestão financeira e administrativa", bem como pela necessidade de repensar a organização funcional desta Casa, com vista à "agilização de decisões, à promoção de uma maior consciência colectiva e um melhoramento do espírito associativo essencial ao aprofundamento da cidadania e da prática democrática.

Os novos Corpos Gerentes, eleitos nesta Assembleia Geral, apresentam a seguinte constituição: Mesa da Assembleia Geral > Joaquim Botas castanho, presidente; João Manuel Reis Ventura e Luís Melo e Castro, secretários; Direcção > Eliseu Raimundo, presidente, Conceição Maria Prino, vice-presidente, Jorge Manuel Rosário Vieira, tesoureiro, Luísa Maria Teixeira Barbosa e Vítor João Murta da Silva, secretários, Vasco Alexandre Marques Serranho, Manuel Vasco Nogueira, Maria Margarida Lencastre Fróis e António Júlio Rodrigues dos Santos, vogais; Conselho Fiscal > Francisco António Maia Jerónimo, Idalina Grego Oliveira e António Rocha Pinto. [LTB]

top

¬ Fevereiro

Círculo Cultural Scalabitano participa no Corso Carnavalesco de Santarém

Fevereiro 2007

Marvila corso
- Carnaval -
O Círculo Cultural Scalabitano foi convidado pela Freguesia de Marvila para realizar e participar nos Corso Carnavalesco, promovido pela Câmara Municipal de Santarém, a realizar-se nos próximos dias 17 e 20 de Fevereiro. Assim, o Veto Teatro Oficina, do CCS, comprometeu-se a construir o Carro que concorrerá em nome desta Junta de Freguesia da Cidade de Santarém. Aguarda-se com ansiedade até dia 17 de Fevereiro para se conhecer o tema do Carro Carnavalesco que, certamente, fará brilhar o seu nome. [LB]

“Amor de Perdição” pelo Teatro Veto Oficina continua em cena

Teatro Taborda-C.C.S.

Cartaz Amor de Perdiço
- 2006/2007 -

A peça “Amor de Perdição”, de Romeu Correia, encenada por José Ramos e representada pelos actores amadores do Veto Teatro Oficina, do Círculo Cultural Scalabitano, recomeçou a sua exibição, no Teatro Taborda, desde o dia 5 de Janeiro, todas as sextas-feiras, pelas 21,30h, até dia 17 de Fevereiro. O público de Santarém poderá, ainda, ver esta representação, de forma gratuita, nos próximos dias 9 e 16 de Fevereiro, oferecidos pelo CAS da Câmara e pela Associação Comercial. Reserve os bilhetes no Círculo Cultural Scalabitano.
Ficha técnica e fotos dos ensaios aqui »

top

¬ Janeiro

Taborda visitado por alunos da escola Alexandre Herculano

Janeiro 2007

Continuam a decorrer as visitas dos alunos do 3.º ciclo, matriculados na Oficina de Teatro, da Escola E. B. 2,3 Alexandre Herculano, área opcional dirigida pelo professor Rui Lopes, ao abrigo do Protocolo assinado entre o Círculo Cultural e a Escola. Esta têm contado sempre com a colaboração do Veto Teatro Oficina, nomeadamente do encenador José Ramos, do desenhador de luz Hélder Santos e do seu director/seccionista António Júlio.
As primeiras visitas decorreram nos dias 10, 13 e 16 de Janeiro de 2006. No final do ano lectivo, nos dias 27 de Maio e 3 de Junho, na sala do Teatro Taborda, realizou-se a apresentação dos trabalhos dos alunos, resultado de um ano lectivo de aulas de Teatro, tendo todos eles tido a possibilidade de pisar, pela primeira vez, um palco verdadeiro.
Estas sessões, tiveram a presença da Direcção do Círculo Cultural, de professores, entre os quais representantes do Conselho Executivo, colegas e encarregados de educação. No ano lectivo que se iniciou em Setembro de 2006, recomeçaram as visitas guiadas ao Círculo Cultural / Teatro Taborda, que se concretizaram nos passados dias 23 e 28 de Novembro, pelas 16 horas. As turmas A e B, do 9º ano percorreram, com animação e curiosidade, os espaços destinados às diferentes fases da produção teatral, tendo sido acompanhados pelo seu professor, Rui Lopes e pelos elementos do Veto: José Ramos, Hélder Santos e António Júlio. Já em Janeiro, no dia 16, às 14,30h efectuou-se outra visita da turma D, do 9.º ano.
Esperamos, assim, proporcionar experiências aos mais jovens e aguardar pelos reflexos, certamente positivos, para todos. [LB]

Para mais informações > António Júlio: 914 056 181
Veja aqui a ficha técnica e as fotos dos ensaios »

“Conversas Monumentais”

25 Janeiro 2007

Na Igreja da Graça
- 13 e 14 de Janeiro 2007 -
Decorreu na Igreja da Graça, nos passados dias 13 e 14 de Janeiro de 2007, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno, a apresentação da animação histórica “Conversas Monumentais”, a qual contou com a colaboração do Coro do CCS e do Veto Teatro Oficina. - Álbum de fotos aqui »

 

top