________

Crónica

Realizou-se no dia 4 de Julho um percurso pedestre que decorreu em Vale de Figueira e enquadrada na Feira do Arroz Doce, a caminhada teve como tema a Cultura Avieira. Percurso com uma duração de 3h, para um extensão de 10Km. Com inicio às 9h, junto ao Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira, esta caminhada teve uma percurso circular. Com uma participação de 44 caminheiros, o CCCS teve uma representação de 8 elementos. Como pontos de interesse, o antigo convento dos frades Arrábidos, a antiga aldeia avieira de Vale de Figueira, a foz do rio Alviela, e as belas paisagens da lezíria ribatejana.
Vale de Figueira, aldeia do Ribatejo, onde a lezíria, o toiro e o rio, foram o sustento de gerações de homens do campo, campinos e pescadores avieiros oriundos de Vieira de Leiria, que a partir dos primeiros anos do séc. XX estes pescadores do concelho de Leiria, começaram a ir no Inverno para o Rio Tejo pescar o sável e outras espécies de água doce. Terminado esta estação, regressavam à Praia da Vieira, onde voltavam a pescar no mar. A migração sazonal de pescadores que, por serem oriundos da Praia da Vieira, foram chamados "avieiros" no Ribatejo.
Para recordar estas memórias sobre a Cultural Avieira, tivemos a companhia do Sr. José Gaspar que ao longo do passeio foi interpolando com pequenas descrições sobre a vida, usos, costumes e como nasceram estas pequenas comunidades de pescadores espalhadas ao longo do curso inferior do Tejo, pelo menos desde a Chamusca até à Póvoa de Santa Iria.
No final houve uma sardinhada e uma pequena banda filarmónica que divertiu e alegrou todos os presentes.
António Jeremias

Álbum:

Rota dos Avieiros

4 de Julho de 2009
Fotos C.C.C.S.

Pressione a tecla F11 para aumentar a área de visionamento do seu Browser e ver as fotos no seu tamanho original.

Clique numa miniatura, o fundo escurece e a imagem aparece . Clique no topo direito ou esquerdo para passar para a imagem seguinte ou anterior. Clique "Play" para iniciar o "slideshow", "Pause" para parar. Feche a janela clicando no botão "Close" a qualquer momento caso queira ver outra miniatura.

thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail

 

 

top