________

Biblioteca Guilherme de Azevedo

O Grémio Literário Guilherme de Azevedo, fundado no princípio do século XX, tem uma longa existência, datada pelo menos de 1906, muito provavelmente 1905. As suas origens republicanas determinaram o valor que esta instituição deu à educação e à cultura, reflectindo-se nas actividades que promoveram como o teatro, a música, a dança, a esgrima, a ginástica, a declamação de poesia, bem como a leitura. Daí a existência de um gabinete de leitura e uma biblioteca.

Esta associação ocupou o espaço do Teatro Taborda, pelo menos a partir de 1912. Mais tarde, em Fevereiro de 1928, o Grémio pretendeu dinamizar essa biblioteca e, por isso apelou aos editores e escritores para que oferecessem livros. Em 1930, foram executadas obras de adaptação do edifício, para instalar condignamente a Biblioteca, a qual seria inaugurada no mesmo ano, "tornando-se assim única no género, em Santarém".

Foi com a fusão do Clube Literário Guilherme de Azevedo e o Orfeão Scalabitano, em 1954, que se inscreveu esta biblioteca designada por “Guilherme de Azevedo”, como uma secção do Círculo Cultural Scalabitano. [LB]

Álbum:

Exposição “Imprensa Periódica na Biblioteca Guilherme de Azevedo (1933-1974)”

15/18 de Maio 2006 no foyer do C.C.S.
Fotos de Luísa Barbosa

Pressione a tecla F11 para aumentar a área de visionamento do seu Browser e ver as fotos no seu tamanho original.

Clique numa miniatura, o fundo escurece e a imagem aparece . Clique no topo direito ou esquerdo para passar para a imagem seguinte ou anterior. Clique "Play" para iniciar o "slideshow", "Pause" para parar. Feche a janela clicando no botão "Close" a qualquer momento caso queira ver outra miniatura.

thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail

 

 

top