Álbum:

I Workshop de Técnica Vocal para Coros

24, 25 e 26 de Julho de 2009

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano, herdeiro do Orfeão Scalabitano e do Coro Alfredo Keil, realizou nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2009, o I Workshop de Técnica Vocal para Coros. Com esta iniciativa pretendíamos criar um espaço de formação coral com uma das melhores especialistas nacionais em técnica vocal, a Professora Isilda Margarida.
Os trabalhos iniciaram-se no dia 24 com a recepção aos participantes por parte do Presidente do Círculo Cultural Scalabitano, Eliseu Raimundo, e as primeiras noções do trabalho a realizar por parte da referida formadora.

Durante três dias foi possível conhecer melhor a fisiologia da voz humana e da respiração através dos diferentes efeitos vocais possíveis: identificação, localização corpórea e experimentação. Foram abordados temas ligados à expressividade, ressonâncias e diferenças na emissão da voz falada e cantada e ainda a aplicação prática de todas as metodologias adquiridas através da interpretação e preparação de um reportório que foi apresentado na tarde do último dia no concerto final realizado no Teatro Sá da Bandeira.

Esta iniciativa, destinada a directores e membros de coros, professores e estudantes de música, musicólogos e outros interessados em música coral, teve ainda a colaboração da Associação Movimento Aberto que apresentou uma sessão de Ioga e das pianistas Maria Rodrigues e Inês Gomes que acompanharam o coro durante as sessões de trabalho e concerto final. Após o concerto a Professora Isilda Margarida entregou os certificados de participação e deixou ficar os últimos conselhos aos participantes.
Após o sucesso deste workshop junto de participantes e de público, vamos aguardar com expectativa a segunda edição.

Recepção aos participantes por parte do Presidente do Círculo Cultural Scalabitano, Eliseu Raimundo.

Isilda Margarida

Similar Posts