Academia de Dança e Expressão Corporal

VIII Atelier de Verão

início 02.Julho | 09h30 às 12h30 e das 16h00 às 20h00

Data limite para a inscrição dia 29 de junho – n.º limitado de inscrições por grupo

A Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano promove o seu VIII Atelier de Verão dedicado a todos os interessados em Ballet e Dança Contemporânea, que queiram enriquecer as suas competências e/ou ter a sua primeira experiência na Dança.

Num ambiente descontraído e, simultaneamente, de desenvolvimento pessoal e artístico, o trabalho decorrerá em grupos divididos por idades e competências.

Disciplinas: Ballet (a partir dos 6 anos), Técnica de Pontas (nível avançado +12 anos) Ballet Adultos, Barra de Chão (+9anos), Contemporâneo (a partir dos 12 anos) e Carácter (Ritmos e Passos +9anos) e Barra de Chão.

Horários:

  • O atelier decorrerá de 2ª a ª6 feira a partir de 2 a 13 de Julho com a possibilidade de repetição (ou continuação) de 16 a 27 de Julho
  • O Ballet para Adultos decorrerá durante todo o mês de Julho no horário normal.
  • Data limite para a inscrição dia 29 de Junho.

Informações/Inscrições através do telefone 243321150 (14h-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário

O Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS (ADEC), sucessora da Secção de Ballet do CCS (1955), há quase 25 anos que tem por base o Método da Royal Academy of Dance, um dos 6 principais Métodos de Ensino  mundialmente reconhecidos  como tal oferecendo todos as vantagens que advêm desse reconhecimento, sendo o CCS um AEC – Approved Examination Centre (Centro de Exames Aprovado) onde o seu trabalho é avaliado por um Júri Internacional em exames, na verdadeira acepção da palavra, onde a não aprovação é obviamente uma componente, tendo a ADEC nesta área um rácio de cerca de 99% de aprovações.

Este método de ensino incorpora dois programas (Syllabus), ambos disponibilizados pela ADEC, o The graded syllabus (Pre-Primary in Dance, Primary in Dance e Grau 1–8) providencia uma ampla educação prática em dança desenvolvendo competências técnicas, musicais e de desempenho (+5anos) e o Vocational graded examinations (Intermediate Foundation, Intermediate, Advanced Foundation, Advanced 1, Advanced 2) proporciona um estudo aprofundado do Ballet Clássico desenvolvendo a técnica, a musicalidade e as capacidades de desempenho do aluno. O programa introduz o trabalho de pontas para raparigas. Esta formação altamente focada e prática prepara os alunos para uma carreira em dança, ou áreas relacionadas. Os programas de formação vocacional são apropriados para estudantes com idades a partir dos 11 anos.Brevemente disponibilizará também o novo programa da RAD – Discovering Repertoire – tendo o lançamento mundial ocorrido este ano.

Sendo o CCS um AEC – Approved Examination Centre (Centro de Exames Aprovado), desde 1995 que têm sido submetidos aos exames desta academia inglesa, que veio a ser fundada em 1920, largas centenas de alunos do Ballet do CCS bem como de outras instituições, Ateneu Artístico Vila Franquense, Clube Náutico de Abrantes, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e também das Caldas da Raínha juntado-se aos milhares de crianças e jovens que anualmente se submetem a estas provas em Portugal, nos vários Centros de Exames Aprovados, bem como nos RAV – RAD Approved Venue (Local Aprovado pela RAD), instalações providenciadas pela RAD, juntando-se assim às centenas de milhar por todo o mundo, cerca de 80 países, onde a RAD opera.

A ADEC orgulha-se nestes mais de 60anos de vida em cumprir os seus objectivos nesta área das artes em Santarém, proporcionando aos seus formandos no programa de ensino de Vocacionais a formação que tem permitido, por exemplo, o sucesso nas admissões à Escola Superior de Dança de Lisboa, como recentemente ocorreu com 4 alunos inseridas nas turmas com competências prácticas mais avançadas dessa escola, contribuindo assim para a valorização destes futuros profissionais da dança em Portugal.

Dirigem a ADEC Encarnação Noronha e Vítor Murta profissionais com larga experiência na formação, com certificação pela RAD e membros com o ambicionado Registered Teacher Status desde 1995, ano em que Encarnação Noronha introduziu este método no Ballet do Círculo Cultural Scalabitano.