Concerto para Surdos

Noite dos Museus

Coro do Círculo Cultural Scalabitano

19maio | Igreja de Santa Maria da Graça
20h00 – Visita guiada à Torre das Cabaças e apreciação de vista noturna sobre a cidade
21h30 – Concerto para Surdos
Duração: 75 minutos
Entrada gratuita

A música é tão preciosa ao ser humano que usa múltiplas formas de se fazer ouvir. É com base nesta premissa que o Coro do Círculo Cultural Scalabitano realiza um concerto a pensar em todos aqueles que ouvem os sons de forma diferente. Coadjuvado por intérpretes de língua gestual, o Coro pretende, por um lado, sensibilizar a comunidade para a importância de uma sociedade mais igualitária, onde todos devem ser respeitados na sua diferença e, por outro, explorar a sua própria capacidade de transmissão musical perante um público não habituado a concertos.

Santa Maria da Graça é o último grande monumento gótico monacal que Santarém atualmente conserva. A sua construção ficou a dever-se à iniciativa dos Agostinhos de Lisboa, instalados na cidade a partir de 1376, que conseguiram o patrocínio de nomes importantes da nobreza escalabitana, como os primeiros Condes de Ourém, D. João Afonso Telo de Meneses e sua mulher, D. Guiomar de Vilalobos. A cabeceira tripartida, o transepto e as naves obedecem às conceções do gótico mendicante tão caraterístico da generalidade dos conventos baixo-medievais de Santarém que chegaram aos nossos dias. A fachada principal, com o seu portal cenográfico e a enorme rosácea que ocupa o segundo registo, pelo contrário, está na dependência do Gótico flamejante que, durante a primeira metade do século XV, triunfou no emblemático monumento de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

Entre outras, estão presentes neste local as sepulturas da família Meneses, que aproveitaram a igreja para seu panteão, e do navegador Pedro Álvares Cabral.

Venha apreciar este concerto, numa oportunidade única de visita a este monumento, tendo em conta que o mesmo se encontra temporariamente encerrado ao público.