Temporada da Primavera

Temporada da Primavera

do Círculo Cultural Scalabitano

Vai marcar a programação cultural em Maio

Programação em pdf para descarregarO Círculo Cultural Scalabitano apresentou na passada quinta-feira a programação da sua Temporada da Primavera, que vai pontuar durante o mês de maio, sobretudo no Teatro Taborda.

Proposta diversificada, inclui espetáculos para crianças e para adultos, naturalmente, mas também visitas, lançamento de livro e até espaços de reflexão e debate.

Veja aqui a programação em ficheiro pdf.

No campo dos espaços de reflecção e debate, destaque logo na abertura, dia (5 de maio -sábado) às 16H, para a conversa com João Palmeiro, (Presidente da Associação de Imprensa) sobre as “Fake News”; sendo que logo no dia 10 (quinta feira – 21H30 terá lugar o encontro debate “Se esta rua Fosse Minha” e a 26 (sábado – 21H30), a conversa com a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, que virá apresentar o “Retrato de uma Direção Regional de Cultura”, prosseguindo assim a campanha pela divulgação da importância da intervenção cultural descentralizada do estado de que esta região está arredada.

A 19 de maio, (sábado – 21H30) será apresentado o livro “Contos da Pós Verdade”, de Luís Bárbara, um autor da região. Oportunidade para o adquirir a um preço vantajoso, com a possibilidade de participar num lançamento que terá a intervenção do Veto Teatro Oficina.

Com a parceria da Associação de Património de Santarém, inicia-se aqui a o novo projeto “Rotas de Santarém”, um conjunto de percursos guiados através de itinerários diversos, procurando ampliar o conhecimento de Santarém (Dia 26 de maio, sábado a partir das 9H00).

Quanto aos espetáculos, o prato mais forte da programação, inclui um espetáculo construído pelos clubes de teatro de duas escolas, o Agrupamento Alexandre Herculano, com o qual o Círculo mantêm há alguns anos protocolo de colaboração, a que se junta nesta oportunidade a Escola secundária de Mira D’Aire. O espetáculo intitula-se “Não Aceito Este Silêncio” e reflete o problema do Bullying em contexto escolar, num retrato de um dos mais preocupantes problemas da atualidade.

Dia 19 de maio (sábado), o Coro do Círculo apresentará, na Igreja da Graça, um concerto para surdos, repetindo assim uma iniciativa que de há alguns anos tem posto em prática com evidente sucesso. Espera-se que se repita a adesão de um público interessado e atento.

Quanto ao Veto teatro Oficina, sempre no Teatro Taborda, apresentará para crianças, dois espetáculos em reposição: a 6 de maio (domingo – 16H00) O Pantufa e o Augusto à conquista de Santarém e no domingo seguinte (13 de maio às 16H00), O Urso Dorminhoco, este espetáculo antecedido de visita ao Teatro Taborda; e dois espetáculos em estreia: “As Novas Aventuras do Pantufa e do Ernesto”, retomando o tema da brincadeira entre os dois palhaços (domingo dia 20 de maio – 16H00) e “O Sonho do Palhaço Soneca” (domingo dia 27 – 16H00), que versa a temática ambiental.

Para o público adulto, o Veto apresentará ainda “Contos de Mário Gin Tónic”, uma alegre sequência de contos, irónicos uns, cómicos outros, surpreendentes todos (sábado, dia 12 de maio – 21H30).

Feita a apresentação, fica o convite à participação. O Teatro Taborda e o Círculo Cultural Scalabitano, esperam por si.

Nuno Domingos